Categorias
João Pessoa Paraíba

João Pessoa: Guia das melhores praias e passeios

Com o título de segunda capital mais verde do mundo, João Pessoa reúne tudo o que há de melhor no Nordeste com suas águas cristalinas e construções barrocas.

João Pessoa - Paraíba

Além da arte barroca, a capital paraibana ganhou o prêmio de “Cidade Brasileira do Artesanato” por causa de sua arte popular.

Se está nos seus planos ir para a cidade, então, você vai gostar deste que guia com as melhores praias e passeios em João Pessoa.

O que fazer em João Pessoa

Assim como outras cidades do Nordeste, o grande atrativo do município são as suas belas praias de águas cristalinas, coqueirais e areias claras.

João Pessoa ainda possui o diferencial de ter uma lei estadual de 1989 que proíbe prédios com mais de 12,9 metros de altura, ou seja, nada de ter o sol tapado pelas construções como outras praias do Brasil.

Além da natureza bem conservada, a cidade guarda construções barrocas datadas do século 16 que estão muito bem preservadas.

Enfim, confira agora quais são as 12 praias e pontos turísticos de João Pessoa que você não pode ir embora sem conhecer!

#1 Praia de Tambaú

Fica logo na orla urbana central onde se concentram boa parte dos hotéis e, portanto, está sempre movimentada em todos os momentos do dia.

É a ideal para aproveitar com a família, pois ao contrário dos calçadões, o mar não é muito agitado e ainda é cheia de coqueiros.

Praia de Tambaú - João Pessoa
@juliaturismo

O local reserva uma ótima estrutura para o turista com quiosques onde você pode alugar um guarda-sol ou pedir uma comida.

#2 Praia de Cabo Branco

Logo após visitar a Tambaú, conheça a praia de Cabo Branco que fica bem ao lado em uma rua de nome igual.

@querida_joaopessoa

A praia também é bem movimentada por causa de seu mar com poucas ondas e dos quiosques que ficam no local, mas se quiser mais sossego é só ir para a parte em direção a Cabo de Santo Agostinho.

Ah! Se quiser realizar um passeio de bicicleta na região ou então fazer uma caminhada, aproveite para fazer isso pela manhã quando, entre 5h e 8h, a avenida é fechada para caminhantes, ciclistas e patinadores.

#3 Praia do Bessa

A Praia do Bessa ficou bem conhecida com seus 6 km de extensão de areia branca com um mar cristalino.

Não possui tanta estrutura quanto as outras, mas tem o suficiente para suprir as suas necessidades e as de sua família.

A movimentação na praia varia de acordo com o dia, contudo é sempre tranquila em geral e como é localizada em uma área residencial, é bem procurada por famílias.

#4 Picãozinho

Lembra da Praia de Tambaú? Então, de lá saem as embarcações que te levarão para um passeio obrigatório de João Pessoa: as piscinas naturais de Picãozinho.

Durante a viagem, você pode mergulhar na água cristalina e admirar os peixinhos com uma máscara de mergulho alugada na excursão.

@picaozinho

Agora, algumas observações importantes sobre o passeio:

  • Dura 3 horas em média, então, se lembre de comer antes de ir.
  • É feito somente na maré baixa, portanto, olhe a tábua das marés antes.
  • Existe um limite de pessoas no Picãozinho, logo, compre seu ingresso com antecedência.

Você pode contratar passeios de lancha ou catamarã em bares ou com as empresas turísticas e uma dica extra é escolher o Barco Pirata, pois ele mesmo já é uma atração com escorrega, trampolim e outras atrações.

#5 Piscinas Naturais do Seixas

Outra piscina natural com águas cristalinas em tons de verde e azul que sem dúvida você não pode deixar de visitar é a do Seixas.

No local, você poderá conhecer a maior piscina de corais do litoral paraibano e ver várias espécies de peixinhos coloridos.

@querida_joaopessoa

O trajeto é feito bem rapidinho por lanchas ou catamarãs e você também pode alugar um cilindro e óculos de mergulho para poder ver toda a beleza de baixo do mar.

Assim como Picãozinho você tem que verificar antes a tábua de marés, porque o passeio só é realizado quando a maré está baixa.

#6 Centro Cultural de São Francisco

Agora, voltando um pouco para terra firme, você precisa incluir uma parte de seu dia para conhecer o Centro Cultural de São Francisco.

O local é um complexo arquitetônico que inclui a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, um Museu de Arte Sacra e capelas como a Capela Dourada.

João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil e, portanto, vale muito a pena conhecer a sua história e arquitetura.

A igreja teve origem em 1588 quando Frei Melchior foi ao local para ser o responsável por instalar uma missão franciscana.

Se você gostar de arte ou não, ainda assim ficará fascinado com o teto da igreja, decorado com uma das mais importantes pinturas arquitetônicas ilusórias do barroco brasileiro, ilustrando a cena da Glorificação dos Santos Franciscanos.

Não só o teto como também toda a construção da igreja é impressionante e te permitirá conhecer os detalhes da expressão artística barroca que você já deve ter visto no livro de história.

O centro ainda inclui uma galeria-museu de arte popular, um museu de arte sacra com uma coleção de várias obras de arte, a Galeria de Pedra e espaços para exposições e eventos.

#7 Praia da Barra do Gramame

Outro mar que você não pode deixar de dar um mergulho em João Pessoa é o da Praia da Barra do Gramame.

O local ideal para fugir da vida urbana, afinal, não há construções e fica no encontro do rio Gramame com o mar.

Ainda assim, há barracas o suficiente para atender toda a demanda do lugar que fica cheio no final de semana.

O melhor horário para admirar e aproveitar a praia da capital alagoana é no final da tarde, aproveitando assim o pôr do sol espetacular do local.

Além disso, você pode nadar na água doce e se aventurar no caiaque e stand up-paddle no rio.

#8 Mercado de Artesanato Paraibano

Lembra que João Pessoa recebeu o prêmio de “Cidade Brasileira do Artesanato” por causa de sua arte popular? Então, é quase impossível entrar no Mercado de Artesanato Paraibano e não ter vontade de voltar cheio de compras para casa.

Mercado de Artesanato Paraibano - João Pessoa - Paraíba
@mercadoartesanatoparaibano

O prédio de dois andares reúne mais de 120 lojas que vendem o artesanato da região de todo o tipo: cerâmica, madeira, algodão, rendas e muito mais.

São tantas roupas, tapetes, acessórios, quadros, lembrancinhas, redes, cachaças e outras coisas que com toda a certeza você não sairá de lá sem levar nada para casa.

#9 Paróquia Santo Antônio de Lisboa

Assim que voltar de seu passeio em Tambaú, aproveite para assistir uma missa na Paróquia Santo Antônio de Lisboa.

A igreja é antiga, mas foi recém reformada e tem uma linda decoração que vale a pena de ser conhecida.

Além disso, é bem ventilada e a cerimônia é bem bonita.

#10 Parque Solon de Lucena

O Parque Solon de Lucena é um dos cartões postais da cidade por causa de sua bela natureza projetada pelo paisagista Burle Marx formada por palmeiras-imperiais e com uma lagoa ao centro.

É uma das principais áreas verdes da região central da capital paraibana, mas apesar disso é rodeada de lojas e supermercados de grande porte para te atender.

#11 Farol Do Cabo Branco e o Ponta do Seixas

João Pessoa possui uma particularidade que ainda não falamos: a cidade é localizada na parte mais oriental do continente americano.

Este ponto está localizado na Ponta do Seixas, mas fica a apenas três quilômetros ao sul do bairro de Cabo Branco e você pode conhecer os dois no mesmo dia.

O Farol do Cabo Branco tem uma forma triangular, foi usado somente como um marco e é tido como um importante ponto turístico da cidade e sobretudo possui uma linda vista do mar.

Já Ponta do Seixas representa o lugar onde o sol nasce primeiro nas Américas e além disso, possui uma bela praia com várias piscinas naturais na área.

#12 Espaço Cultural José Lins Do Rego

Está em busca de mais cultura na cidade? Então, o Espaço Cultural José Lins Do Rego é o local certo para você ir.

Localizado no bairro de Tambauzinho, o centro de convenções tem a capacidade de comportar até 15 mil pessoas e tem um ambiente bem diversificado.

O local conta com dois teatros, cinema, galeria de arte, planetário, auditórios, salas de apoio, exposições e também: o Arquivo Histórico Waldemar Duarte, a Estação Ciência, a Biblioteca Juarez da Gama Batista, a Lutheria, o Planetário, o Museu José Lins do Rêgo e o Teatro Paulo Pontes.

Como chegar em João Pessoa

Caso você já seja de alguma cidade do Nordeste, chegar em João Pessoa é ainda mais simples pela proximidade, se não for não tem problema, pois é muito simples desembarcar na cidade também.

Confira as 3 formas mais comuns de chegar na capital da Paraíba:

#1 Avião

Se você morar distante da cidade, então, o ideal mesmo é ir de avião pelo simples fato de ser mais confortável e mais rápido também.

A cidade em si não possui aeroporto e sim o município vizinho de Bayeux com o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto a 11 km da capital.

Embora pequeno, é bem organizado e recebe voos em pouca quantidade principalmente da TAM e da Gol.

Na maioria das cidades, é necessário fazer conexão e os voos diretos são feitos apenas de Guarulhos, Congonhas, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Campinas.

#2 Carro

Para quem mora perto da capital paraibana, ir de carro é uma excelente opção e é até melhor que avião às vezes, ainda mais porque auxilia na locomoção dentro da cidade.

Veja algumas distâncias entre capitais e João Pessoa:

CidadeDistânciaTempo
Natal188,8 km2 h 30 min
Recife 119,5 km2 h 14 min
Salvador 923,2 km13 h 28 min
Fortaleza929,4 km13 h 31 min
Maceió375,1 km5 h 43 min

#3 Ônibus

Uma forma mais econômica de ir para cidade é de ônibus por meio da Rodoviária de João Pessoa e é uma boa opção principalmente para quem mora em cidades próximas.

Viajar de ônibus para João Pessoa na Paraíba

O local opera desde 1982 e possui o suficiente para atender a demanda da cidade já que conta com 32 plataformas, 2 portões de embarque e 1 de desembarque e 33 guichês para compra de passagens.

Quando ir em João Pessoa

Da mesma forma que outras capitais nordestinas, o clima de João Pessoa é predominantemente quente e como o maior atrativo da cidade são as praias, isso é muito bom na hora de agendar a passagem, pois você termina tendo mais liberdade.

Mas, ainda assim é bom olhar a previsão do tempo antes de ir para a cidade para não ter a viagem comprometida pela chuva.

A melhor época é o verão para não ter risco de ter uma chuva de última hora e também porque o mar está mais morno.

Quando ir para João Pessoa na Paraíba

A questão é que o verão é alta estação e mais ainda na época do carnaval, então, reserve sua passagem com antecedência.

O São João atrai gente de todo Brasil para dançar um forrozinho que nem outras cidades do Nordeste.

Também é válido olhar a fase da lua e a tábua das marés antes de ir para a região, pois como você viu alguns passeios são realizados apenas quando a maré está baixa.

Onde comer em João Pessoa

A culinária local é tão rica em sabor quanto o verde da cidade e você poderá experimentar o melhor da comida nordestina em João Pessoa.

Entre os pratos típicos da Paraíba, temos:

  • Beijú
  • Buchada
  • Baião de dois
  • Cuscuz
  • Arroz doce
  • Arrumadinho
  • Canjica

Existem vários lugares para experimentar essas iguarias, mas separamos os 7 melhores restaurantes para comer em João Pessoa, confira a lista:

#1 Tábua de Carne

Um ingrediente que marca bem na Paraíba é a carne de sol e o Tábua de Carne é conhecido como um dos melhores da cidade para comer carnes.

No local, todos os pratos são bem servidos e ainda mais se você estiver em grupo, o custo benefício é excelente!

Tábua de Carne em João Pessoa na Paraíba
@tabuadecarnerest

O lugar é simples, mas possui tudo o que um bom restaurante precisa ter: comida saborosa e bom atendimento.

O carro-chefe da casa é a carne de sol que vem com acompanhamentos que variam de acordo com o seu gosto, contudo há uma variedade de outras carnes, como: filé mignon, picanha e cordeiro.

#2 Mangai

Você quer conhecer o melhor da comida nordestina em apenas um lugar? Então, visite o Mangai.

É um restaurante a quilo com uma variedade de pratos como, por exemplo: carne de sol, baião de dois, aipim, queijo coalho, escondidinho, saladas e muito mais.

Além disso, é um local bem grande, o atendimento é excelente e é feito com os garçons vestidos com aquelas roupas nordestinas.

Prepare-se, pois é tanta opção no buffet que você voltará para a mesa com uma bela mistura no prato!

#3 Camarada Camarão

Agora, saindo um pouco das carnes vermelhas, outra proteína que você encontra bastante na cidade é a dos frutos do mar e um dos restaurantes mais prestigiados na cidade nesse prato é Camarada Camarão.

O chef francês François Schmitt elaborou todo o cardápio a partir da união da comida francesa com a nordestina e especialidade do local é o camarão.

Assim, são mais de 40 versões de preparo com o esse fruto do mar com a qualidade, mas também há outros com peixe, ostras, polvo e muito mais!

Sem falar no ambiente todo rústico, elegante e com uma decoração tão bonita quanto o acabamento do prato e além disso, o atendimento também é muito bem avaliado!

#4 The W Restaurante

O The W Restaurante um dos locais mais conhecidos para conhecer os sabores nordestinos de uma forma um pouco mais sofisticada.

Só por ter uma vista incrível de frente para o mar e um ambiente super aconchegante, o restaurante já vale a pena de ser visitado!

Vale ainda mais a sua visita a comida diversificada e de alta qualidade que é preparada com ingredientes frescos.

Fora isso, saiba que não só a comida e o ambiente são de qualidade como também o atendimento que é bem eficiente e rápido.

#5 Buongustaio Ristorante Tambaú

Já misturamos a comida nordestina com a francesa, que tal experimentar agora um pouco da italiana?

O Buongustaio Ristorante Tambaú é especializado em cozinha italiana, mas também serve diversas comidas regionais como carne de sol, aipim e tapiocas de vários sabores.

Fica na Praia de Tambaú e vale a pena experimentar a comida do local antes de ir ou voltar da praia.

Ademais, o restaurante também oferece uma bela carta de vinhos e um atendimento muito eficiente.

#6 NAU Frutos do Mar

Seu paladar não pode deixar de conhecer o NAU Frutos do Mar, o restaurante que começou em João Pessoa e já se expandiu para outros lugares do Brasil por causa de sua qualidade.

Como o nome já indica, é especializado em frutos do mar e usa na preparação produtos tipicamente brasileiros como por exemplo: o aipim, manteiga da terra, nata, queijo coalho e outros.

Mas, se não gostar ou não puder comer frutos do mar, há outras opções com carne e até mesmo sem.

O local ainda apresenta uma estrutura incrível e bem sofisticada e conta com uma qualidade não só no prato como também no atendimento ao cliente.

#7 Nonna Anaia Pizzaria

Pizza com toda a certeza combina com qualquer clima ou região, não é? E para comer uma boa pizza em João Pessoa um dos melhores lugares é a Nonna Anaia Pizzaria.

Como a pizzaria é a beira mar, a beleza vai desde a vista do lado de fora até toda a decoração na parte de dentro.

Não só a pizza é bem elogiada por todos por ser bem fininha e com bastante recheio, como também o atendimento do local.

#8 Bar do cuscuz

Outro prato que você não pode ir embora sem experimentar é o famoso cuscuz paraibano e nada melhor que fazer isso no Bar do cuscuz.

Além do próprio cuscuz, o local ainda oferece o melhor da comida nordestina como tudo o que você imaginar: aipim, carne de sol, escondidinho e muito mais.

Sem falar no espaço para as crianças se você tiver ido com o seu filho e também o atendimento e o custo benefício do estabelecimento.

O que fazer em João Pessoa a noite

Nada melhor do que de dia curtir a tranquilidade das praias e de noite cair no agito de um forrozinho na cidade.

Embora não possua uma grande variedade de baladas em comparação a outras capitais, João Pessoa também não vai te decepcionar quando o assunto for diversão.

Por isso, trouxemos os 3 melhores lugares para curtir a noite em João Pessoa:

#1 Fellini

Não tem como falar da Paraíba e não indicar um local para dançar um forró.

E o Fellini, o restaurante e casa de show, é bem conhecido por causa de seu Forró do Turista, um evento para quem quer aprender e dançar um forró pé de serra.

Tudo é ao vivo e o ambiente ainda é bem climatizado para você dançar até cansar.

#2 Emporium 42

Outro lugar para fazer um happy hour com os amigos é o O Emporium 42.

Ele oferece um ambiente bem aconchegante, uma variedade de cervejas e um excelente atendimento.

Ademais, é o ideal para jogar conversa fora com os amigos, pois há uma área externa de frente para rua, mesa de sinuca, petiscos e muito mais.

#3 Empório Café

Quer saborear uma boa comida e ainda curtir uma boa música? Então, vá no Empório Café!

Emporium 42 em João Pessoa na Paraíba
@emporiocafe

O local conta com uma gastronomia excelente, cerveja gelada e ainda um karaokê para você testar o seu talento musical!

Conclusão

João Pessoa ainda não é muito buscada pelos turistas em comparação a outras cidades do Nordeste, como Salvador e Fortaleza.

Mas, isso está mudando e cada vez mais as pessoas estão caindo nos encantos da capital paraibana.

João Pessoa poderia ser definida pelo verde, não só por ser a cidade mais verde do mundo depois de Paris, como também pelo significado que essa cor traz de equilíbrio e harmonia.

Gostou? Então, acho que você deve gostar de conhecer Búzios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

78  +    =  81