Categorias
Bahia Salvador

Salvador: Guia das Melhores Praias e Passeios

Salvador encanta mais de 9 milhões de turistas todos os anos com sua beleza, cultura, história, música e o seu povo simpático.

Mas não é de agora que ela atrai visitantes, afinal, desde o início da história do Brasil que o local atraiu tanto os portugueses que eles a colocaram como a primeira capital do país.

Com toda a certeza, conhecer Salvador não é uma tarefa fácil, a cidade tem tanta história e lugares para conhecer que você ficará perdido.

Por isso, trouxemos esse guia com as melhores praias e passeios para você realizar! 

Como chegar a Salvador:

Não há dificuldade alguma em acessar a cidade, visto que tem como viajar para ela de quase todas as formas: pelos ares, pelas estradas e até pelo mar. 

Veja as principais formas de chegar à cidade:

#1 Avião

Salvador possui somente um aeroporto, o Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães, que fica no limite da cidade, no bairro de São Cristóvão.

O ponto mais atrativo do aeroporto é o famoso corredor de bambuzal logo depois de sua entrada que fará você se encantar com a viagem desde o início.

Ele fica localizado a 28 km do centro da cidade, portanto, o táxi e o uber costumam ser opções caras.

Além dessas duas opções, você também pode usar o metrô para chegar à cidade, ainda mais contando com o traslado gratuito até a estação, cedido pela CCR.

#2 Carro

Existem duas estradas principais para se chegar a Salvador de carro.

Caso você venha do Sul do país, a BR-116 é o seu principal acesso, pois ela passa pelos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Entretanto, se seu ponto de partido for o Norte, a BA-099 conhecida como Linha Verde é outra opção, além de possuir belas paisagens.

Outra rota possível é a BR-101, não só para quem vem do Sudeste ou como também de quem parte do Sul do país.

Veja a seguir algumas distâncias de carro entre Salvador e as principais capitais do país:

CidadeDistânciaTempo Médio
São Paulo1.972 km26 horas
Rio de Janeiro1.632 km23 horas e 50 minutos
Fortaleza1.186 km16 horas e 46 minutos
Brasília1.449 km18 horas e 56 minutos
Aracaju315,0 km4 horas e 20 minutos

#3 Ônibus:

Outra opção para quem deseja visitar a cidade é o ônibus, o qual desembarca no Terminal Rodoviário Amando Viana de Castro, localizado no bairro de Pernambués.

Ainda mais, sua localização é bem próxima do Shopping da Bahia que além de ser um dos maiores shoppings da cidade, tem uma estação de metrô por perto que passa ônibus para diversos pontos da cidade.

A estação rodoviária conta com mais de 19 empresas estaduais e interestaduais que partem e chegam das principais cidades do país.

#4 Porto:

Uma última opção não tão viável é o porto de Salvador, atracando na Baía de Todos os Santos, pois, em geral, quem desembarca nele são visitantes a bordo de cruzeiros marítimos.

Contudo, é um belo jeito de chegar à cidade, por já chegar direto em alguns dos principais pontos turísticos da região: Forte de São Marcelo, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo.

Qual a melhor época para viajar para Salvador:

Por causa de suas praias e festas, Salvador chega a receber mais de 3 milhões de turistas durante sua época ensolarada.

No verão, as médias de temperatura ficam em torno dos 27ºC e é a melhor estação para conhecer o local.

Além de muito sol, no período de dezembro a março Salvador é invadida por causa de seus diversos festejos, entre eles, o maior carnaval do Brasil.

O carnaval de Salvador dura uma semana inteira, tem mais de 200 blocos somente no circuito Barra-Ondina e dezenas de trios gratuitos e sem cordas.

Então, no verão, você sai bronzeado e ainda curte as festas!

Entretanto, se prepare que não é só você que está atrás de curtir festas e pegar um bronzeado, muita gente tem a mesma ideia.

Portanto, se organize com antecipação!

Se você quiser só pegar um sol, saiba que Salvador é abençoada pelo sol durante quase todo o ano, mas evite escolher o período entre abril e julho, pois as chances de chover são bem mais altas.

O que fazer em Salvador:   

Com tantos atrativos culturais, históricos, gastronômicos, além de seus 50km de praias, entediado é a última coisa que você pode ficar na cidade.

Mas, selecionamos as 7 melhores praias e os 7 melhores lugares que você não pode deixar de conhecer.

7 praias para conhecer em Salvador

São 50 km de areia e mar para você, mas há 7 praias que são as favoritas dos turistas e baianos.

#1 Praia de Itapuã

Praia de Itapuã - Salvador

Ao visitar um dos cartões postais da cidade, você sem dúvida saberá porque Vinicius de Morais cantou: “É bom passar uma tarde em Itapuã”.

A praia de Itapuã possui piscinas naturais, formando, assim, um local ótimo para banhos por causa das águas calmas.

Além disso, ela é repleta de bares e quiosques, o que atrai bastante os turistas ao escolherem qual praia visitar.

Em Itapuã, você também encontra uma das baianas de acarajé mais famosas da cidade, a Cida, que se tornou parada obrigatória dos visitantes.

Pertinho da praia você pode também visitar o Farol de Itapuã, outro ponto turístico, que embeleza ainda mais o local.

#2 Praia do Porto da Barra

@flcrangel

Essa segunda praia fica bem próxima do centro da cidade, cerca de 4 km, em um dos bairros mais famosos da capital, principalmente por causa do carnaval.

Mas, não é somente na festa que essa praia encontra o agito, ela é a mais procurada nos dias ensolarados.

Essa praia é uma ótima opção para garantir o bronzeado, pois possui uma bela vista da Baía de Todos os Santos e também piscinas naturais de águas claras e calmas.

#3 Praia do Farol da Barra

@rod_bello

Ainda localizada no bairro da Barra, essa praia é a mistura perfeita de sol, praia, cultura e gastronomia!

Além disso, fora as belas piscinas naturais perfeitas para banho, a praia do farol conta também com o Forte de Santo Antônio da Barra que é um dos cartões postais de Salvador.

No forte, você encontra o famoso Farol da Barra e o Museu Náutico da Bahia, que conta sobre a história da Marinha Brasileira daquela região.

Ao redor do local, você também achará vários bares e restaurantes, te permitindo experimentar a culinária baiana ao mesmo tempo em que aproveita o mar.

#4 Praia de Jaguaribe

Essa praia é famosa para os amantes de ondas fortes e de surfe.

Jaguaribe fica cerca de 20 quilômetros do centro da cidade e por causa de suas águas agitadas, é frequentemente lugar de campeonatos de surf.

Mesmo assim, é possível curtir a praia, pois ela tem barracas que vendem petiscos, bebidas e alugam mesas e cadeiras para que você possa curtir o sol.

#5 Praia do Buracão

@aventurasdebrumelie

Por outro lado, se você busca um lugar mais calmo e não acha necessário ter barracas e cadeiras, a praia do Buracão é ideal!

Essa praia fica escondida no famoso bairro do Rio Vermelho e seu acesso é possível pelo alto da Rua Barro vermelho, o que a faz ser pouco movimentada.

Entretanto, é preciso cuidado, pois suas ondas e correntezas são fortes e é mais ideal para quem gosta de praticar esportes.

Mesmo assim, vale a pena a visita, porque ela guarda uma bela vista, além de ser uma fuga da agitação do centro da cidade.

#6 Praia do Flamengo

É uma praia muito bonita presente da cidade e se encontra próxima a divisa entre Salvador e Lauro de Freitas.

É um ponto muito requisitado por causa de sua grande beleza composta por muitos coqueiros, areia amarelada e arrecifes.

Esse é um destino muito acessado, principalmente por surfistas devido as suas ondas com excelente condição para um surfem inesquecível.

#7 Praia de Stella Maris

Situada em um bairro nobre de mesmo nome, a praia de Stella Maris é conhecida por sua água agradável com ondas ótimas condições o surfe.

Nela existem piscinas naturais entre os recifes de corais quando a maré está baixa, há a presença de barracas a fim dar comodidade aos seus visitantes e além disso, ainda é muito conhecida pelas festas.

7 pontos turísticos de Salvador

Ademais, além de suas belas praias, Salvador é repleta de história eternizada em seus diversos pontos turísticos.

Por ter sido a primeira capital do Brasil, a cidade guarda em suas paredes e arquiteturas as memórias de diversos fatos históricos.

Veja a seguir 7 pontos turísticos que você não pode deixar de visitar:

#1 Pelourinho 

@aldemirvs

O bairro do Pelourinho, também chamado de “Pelô”, fica situado no centro da cidade e é onde, sem dúvida, se concentra boa parte da riqueza histórica de Salvador.

Desde suas construções barrocas e ruas apertadas de pedra, o Pelourinho é considerado inclusive como um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1985.

No bairro, você pode visitar a Fundação Casa de Jorge Amado, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igreja e Convento de São Francisco.

#2 Elevador Lacerda

@danilootrip

Inaugurado em 1863, o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo, fazendo a conexão entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta.

Com sua vista panorâmica, este é um passeio rápido e barato, mas que vale muito a pena!

Possui aproximadamente 73 metros de altura e o custo de uma viagem é de somente 0,15 centavos por pessoa.

#3 Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

@mgriessbach

Outro ponto histórico e famoso de Salvador é a Igreja do Senhor do Bonfim, construída em 1772.

Em janeiro, você pode participar da tradicional Lavagem do Bonfim, quando as escadarias da igreja são lavadas com água de cheiro pelas baianas ao som de blocos de blocos de afoxé.

É ma verdadeira mistura de culturas e fé, então, não se esqueça de pegar a sua fitinha do Bonfim e deixar seu pedido amarrado nas grades da igreja!

#4 Mercado Modelo

@mercadomodelobahia

Esse centro comercial, localizado na Cidade Baixa, foi construído em 1861 e é o lugar perfeito para comprar a lembrancinha da cidade.

Repleto de boxes, você encontrará no Mercado Modelo os produtos artesanais da cidade, instrumentos da capoeira e também as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim.

Do lado de fora do mercado, frequentemente há rodas de capoeira, onde o turista pode assistir ou até mesmo se arriscar a jogar.

#5 Solar do Unhão

Esse conjunto é formado pelo Museu de Arte Moderna da Bahia, o qual abriga mais de duas mil obras de pintores como: Candido Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

É perfeito para quem busca arte e cultura durante a viagem.

Além disso, você também pode aproveitar o Solar Café para experimentar alguma delicia baiana enquanto admira a bela paisagem.

#6 Igreja de São Francisco

Essa igreja foi construída em 1723 e tem reconhecimento mundial por causa de sua arquitetura belíssima.

Representa um dos principais marcos do barroco presentes nas construções históricas brasileiras e o seu interior é repleto de ouro causando, assim, deslumbre desde a entrada.

#7 Morro do Cristo

A escultura que chegou na cidade em 1903 consiste em uma escultura do Cristo Redentor e está disposta no Morro do Cristo na Barra.

Foi esculpida em mármore Carrara pelo artista italiano Pasquale De Chirico e contando com o seu pedestal, ela possui sete metros de altura.

A imagem do Jesus combinou bastante com a cidade, já que se trata da primeira cidade fundada no Brasil que possuía o nome de Cidade do Salvador e posteriormente, o local onde a primeira basílica do país foi criada.

Onde comer em Salvador:

Salvador apresenta não só belas paisagens, como também possui uma das culinárias mais ricas do país.

A comida típica do local inclui a influência das diversas culturas que fizeram parte da história da Bahia, como a indígena, africana e portuguesa.

Veja alguns dos pratos típicos da cidade:

  • Acarajé
  • Bobó de camarão
  • Sarapatel
  • Moqueca baiana
  • Vatapá
  • Caruru

Veja abaixo alguns locais para apreciar a gastronomia do local:

8 lugares para comer em Salvador

#1 Ki-Mukeka

É uma ótima pedida para quem procura uma moqueca deliciosa com um preço satisfatório.

File:Moqueca.jpg - Wikipedia

Grande parte de seus clientes consideram o restaurante com uma das melhores moquecas de Salvador!

Atualmente, possui quatro unidades e todas são próximas ao mar.

A unidade de Itapuã proporciona um contato maior com a natureza e por isso, é uma excelente escolha para quem gosta de ficar em contato com a areia.                                                

#2 Acarajé da Cira

Experimentar acarajé é quase obrigatório para quem visita Salvador, ainda mais porque as baianas de acarajé são marca registrada do local.

Situada no bairro de Itapuã, o acarajé da Cira é o tabuleiro de acarajé mais famoso da cidade e além disso, no local você ainda encontra abará e a cocada tão populares quanto ele.

#3 Cafélier

É um excelente lugar para bem busca uma vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos.

No Cafélier é possível beber um café, um drink ou comer diversos pratos.

Localizado em Santo Antônio além do Carmo, o local é um ambiente boêmio onde é possível encontrar boa música e ambiente com artes em suas paredes, além de um atendimento atencioso.

#4 Amado Restaurante

Já imaginou conseguir misturar a cozinha francesa com a baiana?

Sim, no Amado Restaurante isso é possível!

O local mistura técnicas da culinária francesa e oriental com os ingredientes baianos.

Dispõe não só uma excelente comida preparada com as técnicas do maravilhoso do chef Edinho Engel, como também de uma vista imperdível da baía de Todos os Santos.

#5 Restaurante Mistura

Inspirado nos sabores do mar, esse restaurante é excelente para quem ama frutos do mar e nele você encontra sabores da culinária brasileira e da mediterrânea.

Situado em Itapuã, O Restaurante Mistura conta com um ambiente rústico e uma vasta adega de vinhos e ainda um atendimento excepcional.

#6 Sorveteria da Ribeira

Os sorvetes são feitos a partir de frutas e ingredientes da região o que faz com que tudo que seja produzido tenha um resultado final sempre saboroso.

Sorveteria da Ribeira - Salvador da Bahia

Localizada na Ribeira, fica próxima a pontos turísticos como a Ponta do Humaitá e a igreja do Bonfim, o que é ótimo, afinal, você pode conhecer e depois tomar um sorvetinho.

#7 Pelô Bistrô

Esse bistrô tem um pôr do sol capaz de deixar qualquer um boquiaberto, além de um jardim tropical e a requintada culinária francesa combinada com a baiana.

Está localizado no Hotel Casa Amarelindo no Pelourinho e é conhecida pelo seu atendimento e a sua comida são da mais elevada qualidade. 

#8 Casa de Tereza

Restaurante acolhedor de Tereza Paim, a Casa de Tereza está localizada no Rio vermelho.

Lá é servida uma moqueca capaz de agradar até os paladares mais sensíveis e eles têm também um delicioso bobó de camarão que é o carro chefe da casa. 

O que fazer a noite em Salvador:

Em um lugar tão diversificado, é provável que não poderia faltar atrações que podem servir tanto para se divertir quanto para conhecer mais sobre a cidade.

Veja algumas opções:

#1 Programa Cultural no largo do Pelourinho

Se você quer um local para curtir uma música e se divertir, então, confira a programação do Largo do Pelourinho.

O local recebe shows de diferentes estilos musicais como forró, samba e afro e além disso, a maioria dos ingressos são gratuitos! 

#2 Vila Caramuru

Outra opção gratuita muito boa para curtir a noite é visitar a Vila Caramuru.

Situada na Praça Caramuru no Rio Vermelho, conta com várias alternativas de bares e lanchonetes para os mais variados gostos e além da boa comida, ainda é possível encontrar música ao vivo!

#3 Balé folclórico da Bahia

O Balé desperta uma experiência muito enriquecedora com elementos culturais da Bahia e ainda conta com a companhia de dança mais famosa da região.

Balé Folclórico da Bahia - Salvador da Bahia

É composta por músicos, cantores e dançarino e você pode encontrar esse espetáculo no Pelourinho.

#4 Rhoncus Pub

Esse lugar faz com que você se sinta em um moderno pub europeu, mas sem sair de Salvador.

Opções de cervejas é o que não faltam, afinal, possuem cerca de 250 rótulos que variam em bebidas artesanais, importadas ou nacionais.

Ademais, além da bebida, no Rhoncus Pub você vai encontrar muita música no palco do Pub, onde é apresenta o melhor do rock pop de quinta a sábado e de uma pista para dançar.

#5 Calçadão da Barra

A Barra é um lugar simplesmente encantador, pois além de sua beleza, lá é possível encontrar vários restaurantes e bares com uma vista incrível para o mar da Baía de Todos os santos.

Localizado no bairro da Barra, é um ponto muito frequentado e querido de Salvador e o melhor: é de graça!

#6 Villa Baiana

Situado em Itapuã, a Villa Baiana é um “barzinho” muito conhecido na capital, afinal, se trata de um complexo de gastronomia e entretenimento que não paga nada para entrar. 

Villa Bahiana | Salvador Bahia Região Nordeste Do Brasil

Lá é possível encontrar pratos típicos do sertão e litoral da Bahia, além disso, há pizzas de diversos sabores, vários tipos de bebidas e música ao vivo.

#7 Rio Vermelho

O bairro mais boêmio de salvador é o Rio Vermelho, pois é o local onde a maioria das baladas se concentram.

Nesse bairro, podemos encontrar vários bares temáticos como o “30 segundos” que é excelente para quem gosta de um clima de boteco.

Lá você vai encontrar o Zen Salvador, uma balada com as mais variadas apresentações e conta com chope dobrado até meia noite. 

#8 JAM no MAM

É um projeto que tem apresentações de jazz que acontecem todo sábado no estacionamento do Museu de Arte Moderna da Bahia.

Além de artistas locais, é possível assistir também atrações internacionais.

Conclusão:

Salvador foi escolhida não só por Michael Jackson para fazer parte de seu clipe, como também por milhares de turistas todos os anos.

Por causa de todas as suas singularidades e sua vasta bagagem cultural, não há quem diga que não entende todo o sucesso da capital baiana.

Gostou de conhecer a primeira capital do Brasil? Então, acho que você pode se interessar em visitar a segunda: O Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

81  +    =  90