Categorias
Estado de São Paulo Praia Grande

Praia Grande: Guia dos melhores passeios e praias

A cidade de Praia Grande é um destino que atrai cada vez mais os turistas por causa de suas belezas naturais e passeios incríveis.

A cidade é uma das mais procuradas no litoral paulista, o que vem fazendo com que Praia Grande evolua cada vez mais em todos os setores.

Praia Grande

Além de muitas praias, o local também possui alguns pontos turísticos culturais e históricos, os quais valem muito a pena colocar em seu roteiro.

Ficou curioso sobre a movimentada cidade do litoral paulista? Então, continue lendo e descubra o guia perfeito para te ajudar a montar seu roteiro na cidade de Praia Grande.

O que fazer em Praia Grande

Como o nome da cidade já diz, o maior atrativo de Praia Grande são as suas várias praias, as quais você poderá aproveitar o sol, o mar e ganhar um belo bronzeado.

Por isso, separamos as 11 melhores praias e passeios para se fazer em Praia Grande:

#1 Praia do Canto do Forte

Localizada no bairro nobre da cidade, a Praia do Canto do Forte é a mais calma de Praia Grande, por causa de suas ondas baixas é uma das mais procuradas pelos visitantes.

Praia do Canto Forte - Praia Grande
@cantodofortepg

Além disso, no calçadão da orla da cidade você encontra vários restaurantes chiques, hotéis e até mesmo vários salva vidas.

Outro ponto forte do local é a paisagem da Mata Atlântica, a qual faz a divisão de Praia Grande e da cidade vizinha de São Vicente

#2 Fortaleza de Itaipu

Possuindo mais de 100 anos de construção, o Forte Duque de Caxias de Itaipu, mais conhecido como Fortaleza de Itaipu, é um destino para quem gosta de cultura e história.

Afinal, no forte você encontra espaços como: um templo em homenagem a Santa Bárbara, o Parque Xixová-Japuí, Praça dos Canhões e até mesmo as residências dos oficiais são atrativos do local.

Fortaleza de Itaipu

O Parque Xixová-Japuí se trata de uma área de preservação ambiental, a qual possui cerca de 901 hectares.

Além disso, a Praça dos Canhões, que é uma famosa atração da fortaleza, foi construída em formato de ferradura, a qual guarda várias relíquias de armamentos de guerras.

Mas não preocupe! Pois eles estão desativados há mais de 50 anos.

Entretanto, é preciso conferir com os oficiais na entrada do forte os horários de funcionamento.

#3 Praia da Guilhermina

A Praia da Guilhermina possui 1,5 km de extensão, e faz divisa com as praias Aviação e do Boqueirão.

No calçadão da praia você encontra não só uma variedade de quiosques e como também postos policiais, que tornam o lugar seguro para visitar.

 Praia da Guilhermina

Outros pontos fortes do local são: a paisagem de coqueiral, pousadas e hotéis, restaurantes e ciclovias.

Ademais, você encontrará próximo do local a famosa Praça Portugal, a qual facilmente você encontra vários quiosques e uma feira de artesanato, com vários produtos locais.

Por isso, coloque seu biquíni ou sunga e vá garantir seu bronzeado na praia de areia branca e de mar azul!

#4 Palácio das Artes

Esse atrativo se trata de um dos mais importantes complexos culturais das redondezas.

Palácio das Artes

Sua arquitetura neoclássica e pintura jateada trazem um ar elegante e clássico ao lugar, com um enorme lustre que faz referência ao filme O fantasma da Ópera logo na entrada, com cerca de doze mil pedras de cristal e 120 lâmpadas.

Com mais de um nível, ao térreo será possível encontrar o salão de eventos que comporta até mil pessoas, já no andar superior você encontrará exposições que são constantemente renovadas.

O palácio das Artes é uma excelente opção para os apreciadores de arte, logo se você for um deles e estiver na cidade, não perca essa memorável oportunidade.

#5 Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon

Localizado na rua José Bonifácio, o Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon possui mais de 300 metros quadrados de pura beleza natural.

Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon

Em princípio, você irá se encantar com a arquitetura geral do local e a sua decoração completamente natural, cheio de árvores, plantas e animais.

Além disso, você poderá admirar no local mais de 5 mil exemplares de orquídeas, os quais deixam qualquer amante de flores apaixonado pelo local.

Ademais, existem monitores que ensinam como é realizado o cultivo de cada espécie que o orquidário apresenta.

O Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon possui dois espaços: um viveiro e uma estufa, e é o passeio ideal para se fazer com a família inteira, principalmente as crianças.

#6 Praia Cidade Ocian

Outra praia famosa da cidade é a Praia Cidade Ocian, a qual é considerada pelos turistas como uma das melhores de Praia Grande.

 Praia Cidade Ocian

A orla bonita, com quiosques e espaços para caminhadas são seus atrativos principais, além de claro, do mar calmo e areia branca.

Perfeita para o bronzeado, a praia é muito procurada, mas mesmo assim não costuma ficar muito lotada, sendo agradável de se visitar.

Ao seu redor, existem alguns hotéis, por isso você pode fazer a vista dessa orla sua estadia temporária.

#7 Praia Tupi

A praia Tupi está localizada no bairro Vila Tupi, o qual é um dos mais valorizados da cidade atualmente.

Mesmo sendo muito procurada, principalmente pelos surfistas, a Praia Tupi é uma das menos lotadas de toda a cidade de Praia Grande.

A Praia Tupi conta com quiosques, restaurantes, hotéis, salva vidas e até mesmo câmeras de segurança em todos os postes do calçadão, tornando o passeio agradável e seguro.

Além disso, essa é uma das praias mais limpas da cidade, por causa do Emissário Submarino Tupi, que está instalado na orla de Praia Tupi.

Por fim, você também pode encontrar um Centro de Vivência Tupi e a Creche dos Idosos, inaugurado em 2016, o qual possui atividades durante todo o dia, oferecidas de forma gratuita à terceira idade.

#8 Praia Itaquitanduva

Localizada dentro do Parque Estadual Xixová-Japuí, a Praia Itaquitanduva é bastante procurada principalmente por surfistas, por causa das enormes ondas.

O acesso à praia é através de uma trilha, de aproximadamente 40 minutos, que adentra a Mata Atlântica do parque, por isso é o passeio ideal para quem está acostumado com esportes.

Na verdade, essa praia fica localizada na cidade de São Vicente, mas por causa da proximidade com Praia Grande, tem fácil acesso.

Poucas pessoas costumam frequentar o local, desse modo a praia possui um ecossistema muito bem preservado além de animais silvestres.

#9 Praia do Caiçara

A Praia do Caiçara está localizada no bairro Vila Caiçara, e é uma ótima opção de praia, principalmente se você estiver hospedado nessa orla

Praia do Caiçara

A Praia do Caiçara é bem preservada e com segurança, o que tende a deixar o passeio mais seguro. Entretanto, é bom evitar caminhar pela orla portando objetos de muito valor.

A orla é completa, com uma variedade de quiosques, restaurante e hotéis, além de espaços para pedalar na orla, por isso vale a pena alugar uma bike ou levar a sua de casa.

Caso esteja hospedado na Praia do Caiçara, você poderá ir na feirinha de artesanato à noite ou passear pelo bairro.

#10 Praia Balneário Flórida

Também localizada em um bairro nobre de Praia Grande, a Praia Balneário Flórida é uma outra opção para quem busca garantir o bronzeado e aproveitar o mar.

As calçadas arborizadas e as ciclovias são muito bem organizadas, te proporcionando uma caminhada tranquila sem frustrações de ter de dividir o espaço com bicicletas.

Existem nos locais quiosques, os quais vendem águas de coco para refrescar a caminhada.

A água do mar é escura e costuma ser bastante agitada, com ondas fortes, principalmente nos dias mais frios.

Já nos dias mais quentes, provavelmente você irá encontrar a orla cheia de moradores e turistas.

#11 Praia da Aviação

Localizada no bairro de mesmo nome, a Praia da Aviação possui cerca de 2 km de extensão, e o nome foi criado por causa do Aero Club, inaugurado em 1936 e que atualmente está desativado.

@silviobluesman

Ademais, a orla da Praia da Aviação é composta por quiosques, restaurantes, salva vidas, além de uma variedade hotéis.

Além disso, ela faz fronteira com as praias Guilhermina e Tupi, as quais costumam receber também bastante turista.

Por isso, você pode ir se deslocar entre elas a pé, enquanto aproveita a brisa do mar e o sol.

Como chegar em Praia Grande

Por ser uma cidade pequena, Praia Grande não possui aeroporto, por isso a única forma de chegar ao destino é por terra.

#1 Avião

Embora não possua aeroporto na cidade, caso seu ponto de partida seja uma cidade que não fica próxima à Praia Grande, você pode pegar um avião e desembarcar em um dos aeroportos da capital paulista.

Assim, você ficará mais próximo do destino, tendo somente que escolher entre pegar um ônibus ou alugar um carro para seguir viagem.

#2 Carro

Uma das melhores formas de ir para Praia Grande é de carro, porque você ficará livre para fazer os passeios na cidade, sem depender de outros tipos de transportes.

Dessa forma, para chegar em Praia Grande de carro, você deverá seguir viagem pela SP-160.

Confira agora, na tabela abaixo, a distância entre Praia Grande e as principais cidades próximas à ela.

CidadeDistânciaTempo
São Paulo75,8 km1h 15min
Santos14,2 km29 minutos
Rio de Janeiro504 km6 horas
Belo Horizonte658 km8h 22min
Curitiba385 km5 horas

#3 Ônibus

Por fim, a última forma de chegar à Praia Grande é por ônibus, procurando se informar na rodoviária de sua cidade se há conexão com esse destino.

Entretanto, caso não haja, você poderá pegar um ônibus para São Paulo ou Santos e de lá seguir viagem.

Por exemplo, existe uma empresa, chamada Breda Transportes, que faz a conexão entre São Paulo e Praia Grande.

Onde comer em Praia Grande

Depois de curtir bastante as belas praias, vai dar aquela fominha, né não?

Por se tratar de uma região litorânea você vai encontrar muitos locais com uma vibe praiana além de comidas com frutos do mar.

Certamente, o melhor de Praia Grande é que você vai encontrar uma grande variedade de lugares para comer com as mais sortidas experiências gastronômicas, que vão de comidas japonesas a italianas.

#1 Forte da Batata

Esse nome não é em vão, pois se trata de uma casa especialista em pratos com batata.

Por isso, para os amantes de batata é o lugar ideal para fazer uma refeição.

Sem dúvida, o diferencial do estabelecimento é a batata suíça, prato que vem com a batata em um formato similar a uma panqueca, que usa a batata ralada e frita na manteiga como substituta da massa original da panqueca e o recheio que varia de acordo o cardápio, mas independente da combinação o resultado é surpreendentemente bom.

Ademais, as batatas são acompanhadas por salada e um molho especial da casa, sendo que a porção média da batata média já serve bem duas pessoas.

Além da batata suíça, no Forte da Batata é possível encontrar batata inglesa, bolinhos de bacalhau, mandioca cremosa, massas, frango à passarinha e as fritas especiais, que levam parmesão, bacon, catupiry e cheddar.

Por fim, o estabelecimento está localizado na avenida Marechal Mallet e conta com estacionamento gratuito para consumidores.

#2 Sugoi Sushi

O restaurante conta com festivais regulares no almoço e jantar além de ser muito atraente para os apreciadores da culinária oriental.

O atendimento é super rápido e os pratos sempre chegam com uma quantidade generosa do alimento e a temperatura ideal de cada prato.

O ceviche e o joy com molho da casa são pratos bastante conhecidos e indicados.

Que tal experimentar? O sugoi Sushi está situado na rua Mocóca e seu acesso é super tranquilo.

#3 Caiçara Pier Restaurante

Você gosta de frutos do mar? Então, não pode deixar de ir ao Caiçara Pier Restaurante.

Aqui você vai se deparar com um ambiente aconchegante e familiar na orla marítima, além de um espaço amplo com dois salões e um deck.

Camarões, peixes grelhados e paella são escolhas inteligentes, já que são excelentes pratos oferecidos pela casa e bastante solicitados pelos clientes do local.

Caso tenha ficado curioso e queira visitar esse restaurante, ele fica na avenida Presidente Castelo Branco.

#4 Boulevard Praia Grande

Um dos lugares de maior sucesso em Praia Grande, o Boulevard Praia Grande conta com uma vasta opção de esfihas, sendo doces ou salgadas, além de chamar bastante atenção do público, sendo um local bastante frequentado na cidade.

@boulevard.pg

O estabelecimento está situado na avenida Presidente Castelo Branco e vale uma visita.

#5 Upi Sport Bar

Você é fã de esportes? Então, você precisa ir no Upi.

O bar exibe jogos do Campeonato Brasileiro, Libertadores, NFL e todos os demais jogos que te permita torcer bastante enquanto come.

O cardápio conta com opções modestas, sendo elas petiscos como pastel e lanches vindo da hamburgueria de mesmo nome.

Por fim, você vai encontrar esse excelente lugar na avenida Marechal Mallet e com certeza vai amar essa experiência.

#6 Cantina Villa di Pasta

Se você está no time dos que não dispensam uma boa comida italiana, com certeza, você precisa conhecer a Cantina Villa di Pasta.

@cantinavilladipasta

Localizada na rua Mocóca, a cantina alcançou, por dois anos consecutivos, o certificado de excelência do TripAdvisor e é composto por um ambiente familiar que mescla a modernidade com o aconchego.

Sem sombra de dúvidas você vai amar essa experiência gastronômica.

#7 Restaurante Paraíso

Paraíso é um restaurante repleto de história em sua gastronomia.

O estabelecimento funciona desde 1967 e até hoje é um dos preferidos da região, por conta do seu cardápio impecável e de muito bom gosto.

Entre os pratos mais pedidos estão peixes, carnes e pizzas. Além de degustar uma comida de alta qualidade, você terá acesso a uma vista deslumbrante do mar.

Por fim, o restaurante está localizado na avenida Presidente Castelo Branco e você, certamente, vai ter uma vivência memorável.

#8 Jack Burger

Se você não perde um hambúrguer saboroso, o Jack Burger é uma recomendação indispensável.

O local conta com produção artesanal do pão, molho, hambúrguer e maionese, além de possuir opções vegetarianas e veganas.

Ademais, nos finais de semana é bastante comum que haja música ao vivo e é bom que você fique ligado, pois promoções são muito comuns, inclusive festival e open de batata frita.

O restaurante localizado na avenida Presidente Castelo Branco, com certeza, merece uma visita.

#9 Pizzaria Veneza

Agora, se você não dispensa uma boa pizza esse lugar vai fazer você querer voltar várias vezes.

Além de um ótimo atendimento, a Pizzaria Veneza conta com deliciosas opções de pizza e sobremesas. O lugar é muito bonito e a variedade do cardápio é convidativa.

Como uma excelente opção de entrada o restaurante serve cogumelo Portobello recheado assado que é muito recomendado pelos frequentantes do local.

Ademais, os drinks são sem igual e os coquetéis inspirados no Oscar são muito recomendados.

Quanto às pizzas, a massa é saborosa e os recheios exalam qualidade.

Quem visita o restaurante, localizado na avenida Presidente Castelo Branco, sempre volta, pois afirma não ter comido uma pizza tão boa quanto.

O que fazer a noite em Praia Grande

Após um mergulho e se deliciar nas inúmeras opções culinárias da cidade, um programa a noite é sempre bem-vindo, não é mesmo?

Em Praia Grande você poderá encontrar algumas opções de programas noturnos e para não ficar perdido, acompanhe nossa seleção de 5 programas para animar a sua noite:

#1 Matilde Bar

O bar com um conceito rock sofisticado possui em seu imenso cardápio vários coquetéis e a gastronomia voltada para os mais variados petiscos.

@Matildebar

Lá você conseguirá curtir pocket shows da mais elevada qualidade que vai te proporcionar um ambiente agradável para se encontrar com os amigos.

O Matilde Bar, que chama atenção pelo excelente atendimento, é recomendado pelos visitantes e, inclusive, é uma opção imperdível para as pessoas que vão a Praia Grande.

#2 Barzin da Praia

O local é perfeito para quem procura uma diversão garantida.

O Barzin proporciona uma noite alegre com boa música e comida, além de espaços que se dividem na pista de dança na parte inferior e a parte superior mais reservada para quem busca um pouco menos de agito.

Sem dúvidas, a estrutura da casa conta com um ambiente propício tanto para quem quer dançar, quanto para quem só quer relaxar e comer.

Além disso, o atendimento é excelente, a aparência é muito agradável e o preço condiz com o conforto e qualidade que é proporcionado.

No Barzin, além de drinks deliciosos e um cardápio muito variado, há música ao vivo nos mais variados estilos, com sertanejo e pagode.

#3 MM Videokê Bar

O MM Videokê Bar é o ambiente ideal para uma descontração noturna principalmente acompanhado.

Lá você encontrará um ambiente rústico e descontraído com bastante bebida alcoólica e porções de comida.

Se você curte Karaokê e dança de salão, com certeza, você vai amar este bar, pois sua proposta traz exatamente essa mistura.

Caso você queira algo privativo, apenas com seus amigos ou familiares, lá é possível reservar um ambiente exclusivo para fazer a sua festa.

O atendimento da mais elevada qualidade fará com que você se sinta à vontade e volte várias vezes.

#4 Shoppings

Se caso você queira visitar um ambiente climatizado com todo conforto e segurança, então, você encontrará duas opções de shopping.

Tanto no Litoral Plaza Shopping, quanto no Boqueirão Praia Shopping você encontrará cinema e praça de alimentação para tornar o seu passeio o mais completo possível.

Por isso, se estiver afim de fazer umas comprar, assistir um filme ou até mesmo de ter mais opções de onde comer em um único lugar, você vai curtir bastante esse passeio.

#5 One Way Burger

Trata-se de uma hamburgueria com um estilo próprio e é o lugar ideal para ir com a galera.

É um lugar descontraído e aconchegante, pois se trata de uma hamburgueria artesanal familiar, e com hambúrgueres deliciosos acompanhados de uma boa música.

Por isso, caso você esteja afim de sair a noite com seu pessoal para comer e se divertir ao som de uma boa música, o One Way Burger é a escolha.

As pessoas que frequentam este estabelecimento afirmam que com certeza vão voltar, pois a qualidade e o atendimento são realmente impressionantes e convidativos.

Conclusão

Praia Grande, com toda a certeza, é o lugar ideal para você que quer fugir um pouco da vida corrida e curtir um destino paradisíaco, indispensável para ter um tempo off e voltar com um bronzeado legal.

Você desfrutará não só de uma incrível paisagem, como também o melhor da culinária local através de restaurantes para todos os gostos e preferências.

Praia Grande te interessou? Então, provavelmente você vai gostar de conhecer Búzios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  +  27  =  31