Categorias
Pernambuco Recife

Recife: Guia dos melhores passeios e praias

Recife é um passeio perfeito, ainda mais para os amantes da história do Brasil e claro, pelas praias.

Conhecida por ser o berço do ritmo musical frevo, a capital pernambucana é pura música, alegria, sol e muita cultura!

Praia do Pina - Recife
Praia do Pina em Recife – Pernambuco

Além disso, vale a pena estender a viagem para cidades próximas da capital, como Olinda e a famosa praia de Porto de Galinhas.

Quer saber mais sobre a capital pernambucana? Então, continue lendo esse artigo e descubra os melhores passeios e praias em Recife.

O que fazer em Recife

Cada rua da capital pernambucana guarda em suas arquiteturas um pouco do período colonial.

Repleta de história, cultura e frevo, Recife é uma ótima opção para quem gosta do Nordeste como destino, principalmente durante o verão.

Por isso, separamos 13 lugares que você deve visitar durante a sua visita à Recife e mais um bônus.

#1 Instituto Ricardo Brennand

Como um programa perfeito para todas as idades, o Instituto Ricardo Brennand possui um arsenal de obras brasileiras e internacionais (com exposições temporárias ou fixas).

Instituto Ricardo Brennand
binary comment

Sem falar na arquitetura exuberante formada por edifícios em forma de castelo medieval.

O espaço conta sem dúvida com uma paisagem natural linda e uma cafeteria para os visitantes.

Um dos edifícios do instituto é reservado para uma exposição que conta sobre a época que os holandeses invadiram a região e se instalaram, entre 1630 e 1654.

Ademais, você encontrará no instituto uma coleção gigantesca de armaduras, armas, quadros e tapetes, que se encaixam no ambiente medieval do lugar.

O Instituto Ricardo Brennand funciona de terça a domingo, das 13h às 17h, por isso, fique atento pois a entrada é permitida somente até às 16:30.

#2 Marco Zero

Localizado na Praça Rio Branco, o Marco Zero é o famoso local onde foi fundada a cidade do Recife, assim como o ponto de início de contagem das distâncias calculadas a partir da cidade.

Marco Zero - Recife - Pernambuco

No local, você poderá não só tirar fotos com o marco antigo e o novo, como também admirar o Parque das Esculturas.

Além disso, para os amantes de compras, próximo ao local fica o novo Mercado de Artesanato que possui várias lojinhas e opções.

#3 Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Inaugurada em 1971, a Oficina Brennand era primordialmente uma antiga fábrica de tijolos e telhas, que foi herdada do Francisco Brennad de seu pai, a qual fica localizada no Engenho Santos Cosme e Damião.

:Oficina de Cerâmica Francisco Brennand em Recife

A oficina possui um conjunto arquitetônico muito original que constantemente encontra-se em mudança.

Esse museu de arte brasileira conta com um grande acervo com aproximadamente 2 mil obras, sejam elas: esculturas, murais, painéis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos.

Ademais, alguns temas das obras expostas nesse museu e ateliê são: mitologia grega romana, história, fauna e flora, literatura dentre muitos outros.

A Oficina Cerâmica Francisco Brennand funcionada de terça a domingos, das 10 horas às 18 horas.

#4 Museu Cais do Sertão

Localizado no Recife Antigo, o Museu Cais do Sertão conta a história não somente do sertão, como também do cantor pernambucano Luiz Gonzaga.

O diferencial do museu é que ele é interativo, contando com atrações como, por exemplo: a Sala de Poesia, Sala do Imbalança, o Sertãomundo, o Túnel do Capeta, a Casa do Transtempo, cabines de karaokê, e muito mais!

Museu Cais do Sertão - Recife - Pernambuco

Há um espaço que está para ser inaugurado, o qual há auditórios para eventos, salas para cursos, cafeteria e até mesmo um restaurante.

Ademais, o museu ainda entrou a lista dos 20 melhores museus da América do Sul, segundo o site de viagens TripAdvisor, em 2015.

Funciona todos os dias, das 10h às 17h (de terça à sexta) e das 10h às 16h (sábados e domingos).

#5 Praia de Boa Viagem

Localizada em um bairro nobre da cidade, a Praia de Boa Viagem é a mais famosa de Recife e com toda a certeza uma das mais procuradas por turistas e moradores.

Praia de Boa viagem - Recife - Pernambuco

Possuindo 8 quilômetros de extensão, a praia tem águas calmas por ser protegida por um grande arrecife, o que chama bastante as pessoas que amam um banho de mar.

Entretanto é necessário muito cuidado, já que Recife é também famosa por ataques de tubarões!

Portanto, existem alguns alertas que você deve seguir para curtir a praia com segurança:

  • Não entrar na água quando a maré estiver alta;
  • Evite entrar na água com sangramentos;
  • Não utilizar objetos brilhantes durante o mergulho;
  • Evite se afastar muito da areia;

Mesmo assim, você pode aproveitar os arredores da praia, curtindo nas barracas que possui na orla, ou admirando a paisagem do local.

#6 Recife Antigo

O nome do bairro na verdade é somente Recife, mas todos o chamam de Recife Antigo devido a bagagem histórica e cultural presente na região.

Recife Antigo

Correspondendo à parte leste do centro histórico da cidade, é em Recife Antigo que você encontra um dos pontos turísticos mais famosos da cidade: o Marco Zero, na Praça Rio Branco.

Além disso, outros pontos famosos que você encontra no bairro são: a Torre Malakoff, o Centro Cultural Correios, Paço do Frevo, a Sinagoga Kahal Zur Israel e muitos outros!

 No local você também encontra lugares para fazer refeições, como bares, restaurantes ou lanchonetes.

#7 Paço do Frevo

O Paço do Frevo é um centro cultural que não só abriga um centro de documentação e exposições, como também espaços destinados a aulas de dança e música.

Paço do Frevo - Recife - Pernambuco

No centro de documentação, é possível conhecer a história do frevo por meio de de vídeos, documentos e informações que contam tudo sobre o universo do ritmo musical.

Há várias exposições na Praça do Frevo, que são encontradas desde o térreo até o primeiro andar do edifício.

O espaço funciona nas terças a sextas de 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 14h às 18 horas.

#8 Coroa do Avião

Coroa do Avião é uma pequena ilha localizada na cidade de Igarassu, sendo basicamente um banco de areia coberto de vegetação e poucas construções.

Sua classificação é graças ao seu pequeno tamanho: 560 metros de extensão por 80 metros de largura.

Coroa de Avião

O ponto forte da ilha são suas belas paisagens e um pôr do sol incrível, os quais fazem os turistas desembarcaram frequentemente na Coroa do Avião.

Para chegar à ilha é preciso pegar pequenas jangadas a motor.

No local, você encontra alguns restaurantes bastante rústicos que servem principalmente frutos do mar.

Caso você vá à Coroa do Avião e a maré esteja baixa, você pode praticar mergulhos ou ir a pé até a praia de Mangue Seco, que fica no continente.

#9 Praia do Paiva

Localizada no município de Cabo de Santo Agostinho (aproximadamente 40 minutos de Recife), a Praia do Paiva é uma ótima opção para se visitar durante a viagem a capital.

File:Praia do Paiva, Pernambuco, Brasil - panoramio.jpg ...

A sua bela paisagem composta de uma longa faixa de coqueirais, mar azul e areias claras são o que atrai os turistas ao local.

Considerado pelos turistas um oásis perto da agitação, a Praia do Paiva é uma opção perfeita para os amantes de sol, mar e tranquilidade.

Caso você visite a região no dia primeiro de maio, se deparará com a tradicional Festa da Lavadeira, evento que ocorre no município desde 1987 e que tem atraído cada vez mais os turistas.

#10 Casa de Cultura de Pernambuco

A Casa de Cultura de Pernambuco leva ainda no nome o famoso cantor pernambucano Luiz Gonzaga e está localizada na antiga Casa de Detenção de Pernambuco, desde 1973.

Os espaços que anteriormente eram usados como celas, hoje abrigam lojinhas, lanchonetes ou associações culturais. 

Casa de Cultura de Pernambuco

O espaço cultural possui um teatro e um anfiteatro nos quais ocorrem eventos de música, teatro e dança, todos promovidos pelo governo do estado de Pernambuco.

A entrada para visitar o centro cultural é gratuita e a casa está aberta todos dos dias, seguindo essa programação:

  • Segunda a sexta, das 9h às 19h
  • Sábado, das 9h às 18h
  • Domingo, das 9h às 14h.

#11 Capela Dourada

Localizada dentro do Convento e Igreja de Santo Antônio, no bairro de mesmo nome, a Capela Dourada é uma igreja repleta de detalhes em ouro, representando a riqueza do período colonial.

Ela foi construída entre os séculos XVII e XVIII e certamente é considerada uma das mais bonitas igrejas da capital pernambucana.

Capela Dourada - Recife - Pernambuco

Além das decorações em ouro, a capela também é repleta de pinturas e imagens sacras.

É sem dúvida uma visita que vale muito a pena, independente de fins religiosos.

#12 Embaixada dos Bonecos Gigantes

A Embaixada dos Bonecos Gigantes fica localizada na Rua do Bom Jesus, em Recife Antigo, e é uma boa escolha de visitação, principalmente para quem perdeu o desfile dos bonecos no carnaval.

Esses famosos bonecos gigantes costumam representar figuras públicas que se destacaram ao longo do ano, ou até mesmo personagens de desenhos.

Embaixada dos Bonecos Gigantes - Recife - Pernambuco
@descubrapernambuco

Alguns bonecos gigantes famosos são: Neymar, Ana Maria Braga (e o Louro José!), Gretchen, Hulk, Trump, Rita Lee, Pelé, Tim Maia e muito mais.

A embaixada funciona todos os dias, a partir das 8h até às 18h. Ela costuma também abrir em feriados, com exceção do Carnaval, do dia 25 de dezembro e 1 de janeiro.

#13 Palácio do Campo das Princesas

Sendo antes de tudo a sede administrativa do poder executivo do estado de Pernambuco, o Palácio do Campo das Princesas atrai muitos turistas que ficam encantados com sua beleza.

Palácio do Campo das Princesas - Recife - Pernambuco

O palácio foi construído em 1841, durante o governo de Francisco do Rego Barros e fica localizado no bairro de Santo Antônio, próximo ao Palácio da Justiça e ao Teatro Santa Isabel.

Além da arquitetura e decoração belíssima, o local guarda muita história antiga e atual do estado de Pernambuco.

Ademais, as visitas são orientadas por um guia, que vai apresentando o local e contando sobre as funções de determinados cômodos e a história de certas decorações.

Você pode visitar o palácio às quintas e sextas, das 9h às 11h, mas lembre-se de respeitar a vestimenta, portanto, nada de shorts, bermudas ou chinelos.

Entretanto, aos domingos, a visita é permitida das 10h às 12h, e a roupa é livre.

Como chegar em Recife

Já que é uma capital, Recife é facilmente acessível, seja por avião, carro ou ônibus e até mesmo por mar!

#1 Avião

Recife possui um aeroporto, o Gilberto Freyre que recebe voos do mundo inteiro.

O aeroporto fica próximo ao bairro de Boa Viagem que costuma ser o favorito dos turistas para se hospedarem.

O translado pode ser feito de táxi, metrô ou ônibus, a qual a primeira opção é a mais cara, mas mesmo assim vantajosa, pois a distância até os hotéis não costuma ser longa.

As principais empresas de aviação e do Brasil funcionam no aeroporto, por isso facilmente você encontrará um voo da sua cidade até Recife.

#2 Carro

Outra opção é o carro, o qual é muito escolhida principalmente por moradores de outras cidades nordestinas.

Até porque, ir de carro para Recife te dá oportunidades de visitar outras cidades próximas, como Porto de Galinhas e Olinda.

A Br-101 é o principal acesso à cidade, vindo pelo litoral e passando por cidades como Maceió (para quem vem do sul) e João Pessoa (quem vem do norte).

Confira na tabela abaixo as distâncias entre Recife e algumas capitais brasileiras:

CidadeDistânciaTempo
Maceió259 km4 horas
João Pessoa122 km2 horas
Salvador806 km11 horas 46 min
Fortaleza779 km 11 horas
Vitória288 km4 horas 20 min

#3 Ônibus

Recife conta também com um terminal rodoviário, o qual recebe ônibus de quase todas as capitais do país e de várias cidades do interior do nordeste.

Entretanto, a estação não fica próxima à região hoteleira da cidade, o que demandará um traslado mais caro, ainda mais para quem optar por táxis ou carros por aplicativo.

#4 Navio

Para chegar de navio à Recife, é necessário que você esteja em um cruzeiro que tenha como uma das paradas a capital pernambucana.

Por isso, o tempo da sua estadia em Recife vai depender do roteiro do cruzeiro, que costuma ficar na cidade por somente um dia.

Quando ir para Recife

A melhor época para se visitar Recife vai depender do que você busca na capital.

Por exemplo, caso você esteja indo para curtir o sol e as praias, a melhor época é entre os meses de outubro e dezembro, pois o clima fica firme e as chances de chuva diminuem.

Recife Antigo em Pernambuco

Mas, caso você queira aproveitar o carnaval de Recife e Olinda, você irá enfrentar uma cidade bem cheia e preços um pouco altos, já que é a alta estação da cidade.

Os meses de março, abril e setembro são os que a cidade é menos procurada, por isso os preços tendem a abaixar.

Onde comer em Recife

Não somente Recife, mas as cidades nordestinas são famosas no Brasil inteiro pela sua culinária muito gostosa.

Por isso, vale a pena investir em bons restaurantes e aproveitar o melhor da culinária nordestina durante a sua viagem à Recife.

#1 Bode do Nô

O restaurante Bode do Nô tem uma cozinha bem tradicional, servindo carnes e comidas brasileiras, sendo assim perfeito para o almoço e o jantar.

 Bode do Nô - Recife - Pernambuco
@Bodedono

O restaurante conta com 3 casas diferentes espalhadas pela cidade e região: Afogados, Boa Viagem e Olinda.

Os três possuem arquiteturas parecidas, rústicas e bastante agradáveis para toda a família.

O restaurante funciona todos os dias, a partir das 11 horas, fechando somente às 01:00 da manhã e por isso, é uma opção também para a noite.

#2 Camarada Camarão

Presente nas principais capitais do nordeste e no Rio de Janeiro, o restaurante Camarada Camarão possui também 3 casas na cidade do Recife: Boa Viagem (o primeiro restaurante da franquia), Shopping Recife e Shopping RioMar Recife.

O cardápio do restaurante é repleto de frutos do mar, não só nos pratos principais como também nos petiscos, além de cervejas, drinks, sucos e refrigerantes.

Apesar de ser muito bom para a família no almoço ou no jantar, o Camarada Camarão também conta com um happy hour para você curtir com seus amigos.

Basta escolher qual restaurante está mais perto de você e aproveitar esse cardápio delicioso.

#3 Casa Ibérica

Como o próprio nome diz, a Casa Ibérica possui um cardápio voltado para a culinária portuguesa.

O cardápio do restaurante também é composto por frutos do mar, principalmente o bacalhau (típico de Portugal) e camarões.

O clima agradável do ambiente, assim como o bom atendimento dos funcionários e uma comida gostosa atraem cada vez mais os clientes para a Casa Ibérica.

O restaurante fica localizada no Recife Antigo e funciona de terça a domingo, das 11 horas até às 23 horas, com exceção do domingo, quando o restaurante fecha às 17 horas.

#4 Coco Bambu

O Coco Bambu é outra rede de restaurantes famosa que está presente em vários estados do país, inclusive Pernambuco, o qual possui uma casa localizada no shopping Recife.

O cardápio do Coco Bambu é voltado principalmente para os frutos do mar, trazendo-os em diversas opções bem variadas.

Além disso, você também encontra uma variedade de bebidas e sobremesas, que deixarão sua refeição ainda melhor.

O restaurante funciona de acordo com o horário de funcionamento dos shoppings, abrindo todos os dias das 11:30 às 01:00.

#5 Entre Amigos Praia

Localizado na Avenida Boa Viagem, o restaurante Entre Amigos Praia possui um ambiente com decoração clean, o qual tornam a experiência no local ainda mais sofisticada.

O cardápio é formado com os mais nobres frutos do mar, com pratos originais, sabores fantásticos e ótimas apresentações.

O restaurante conta com uma varanda que proporciona uma vista incrível, não só durante o dia como também à noite.

O restaurante funciona todos os dias, a partir as 11:30h fechando às 00h, sendo que nas sextas e sábados o restaurante está aberto até às 02h.

#6 My Burger

A hamburgueria My Burger funciona desde 2013 e possui uma proposta diferente dos outros restaurantes do gênero: lá você pode montar o seu burger, a partir dos ingredientes que o restaurante oferece.

Com essa proposta, você se diverte ao montar o seu hambúrguer, já que o nome dele fica também a mercê de sua imaginação e criatividade.

O My Burger possui duas casas: uma em Boa Viagem e outra no Poço da Panela, funcionando todos os dias a partir das 17 horas.

#7 Restaurante Tio Pepe

O Restaurante Tio Pepe fica localizado no bairro de Boa Viagem/Setúbal e é perfeito para toda a família.

O ambiente do restaurante é bem caseiro e muito aconchegante com todos os pratos preparados na hora e o seu cardápio serve de tudo: frango, carne e peixes.

Além disso, existe um espaço ao ar livre, o que torna a experiência mais agradável.

O restaurante funciona das terças aos sábados, das 12:00 às 23:00, e dia de domingo, das 11:30 às 16:30. E dia de segunda? É dia do chef descansar.

O que fazer a noite em Recife

Logo após curtir a história da cidade e as praias durante o dia, é hora de aproveitar e curtir os passeios noturnos de Recife.

#1 Canela Gastrobar

O Canela Gastrobar é um bar localizado no bairro de Rosarinho e é perfeito para a noite com os amigos e a família, mas não é muito legal para crianças.

Canela Gastrobar - Recife - Pernambuco
@canelagastro_bar

O clima do bar é descolado e lá você pode escolher petiscar rolinhos de salmão e frutos do mar, além de aproveitar os drinks, como bebidas destiladas, cervejas especiais, chopes gelados e até mesmo uma carta dos melhores vinhos.

O Canela Gastrobar conta com apresentações ao vivo de músicas nos estilos: MPB, bossa-nova e blues.

Mas chegue cedo, pois o bar é bastante procurado e possui uma capacidade limitada a somente 70 pessoas.

O Canela Gastrobar funciona de terça a domingo, a partir das 18:00, e fecha somente às 01:00

#2 Clube Metrópole

O Clube Metrópole é uma casa noturna LGBT, portanto, é uma ótima opção para quem viaja com os amigos.

A boate conta com vários ambientes que apresentam diferentes propostas de músicas e estilos.

Clube Metrópole - Recife - Pernambuco
@clubmetropole

É necessário comprar ingressos para entrar, por isso busque os pontos de compra: online ou pessoalmente na loja Chilli Beans do Shopping Boa Vista.

O Clube Metrópole funciona às sextas e sábados, das 23h às 6h, e alguns domingos e feriados, com divulgação prévia.

#3 Conchitas Bar

O Conchitas Bar é um boteco que serve além de bebidas e coquetéis variados, possui no cardápio porções de petiscos para aproveitar enquanto curte o espaço e a música.

O boteco possui uma proposta diferente, pois os clientes ficam aproveitando a noite na calçada do espaço.

O Conchitas Bar funciona de terça a domingo, a partir das 19 horas até às 02:00.

#4 The Joker Pub

O The Joker Pub é uma casa noturna e a decoração do seu ambiente e sua proposta é inspirada sobretudo no estilo dos pubs da Inglaterra, levando para Recife um novo estilo de entretenimento.

O bar conta com uma variedade de coquetéis e cervejas artesanais, assim como petiscos e lanches e shows ao vivo e karaokê.

O The Joker Pub funciona de quarta à domingo, a partir das 19:00 até às 03:00, com exceção dos domingos, que o bar fecha às 01:00.

#5 Winner Sports Bar

A Winner Sports Bar é uma casa noturna com tema esportivo que possui um serviço de open bar com os mais variados drinks e bebidas.

O clube conta com mesas de sinucas, jogos e televisores, trazendo assim uma proposta diferente da encontrada na maioria das casas noturnas da cidade.

O cardápio do local conta também com uma variedade de petiscos como, por exemplo, lanches artesanais que te ajudarão a permanecer no bar a noite inteira.

O ambiente é mais voltado para o público jovem e adulto, então, não é uma opção para quem está acompanhado por crianças durante a viagem.

O Winner Sports Bar funciona nas sextas e sábados, das 22h às 04h, e possui descontos para aniversariantes, confraternização e despedidas de solteiro.

Conclusão

A capital pernambucana é o destino certo para você e toda a sua família!

Enfim, faça as suas malas e prepare o seu roteiro para escolher o melhor que Recife te oferece, desde pontos turísticos repletos de histórias, à restaurantes com comidas deliciosas!

Está esperando o que para embarcar nessa viagem?

Gostou? Então, acho que você vai gostar também de Maceió.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2  +  7  =