Escolher para vocês as melhores praias do litoral catarinense não é nada fácil. Santa Catarina tem aproximadamente 500 km de praias, sendo cortadas por lagoas, rios e morros. Como sou nascida em uma das cidades litorâneas, já morei em várias praias diferentes ou passei algumas temporadas, vou passar para vocês as praias que mais achei “fora do comum” e que irá valer a pena conhecer.

Cada praia tem o seu jeito, algumas cercadas por mata, outras com ótimas ondas para o surf, tem aquelas com águas calmas e cristalinas que conseguimos ver tartarugas e peixes através do mergulho, e também aquelas praias escolhidas pelas baleias que passam por elas todos os anos, entre os meses de junho e novembro.

Curioso para saber quais as melhores praias, e escolher qual a melhor para passar suas férias? Vamos lá…

1 – Praia da Lagoinha do Leste (Florianópolis)

A Praia Lagoinha do Leste está localizada em Florianópolis, capital de Santa Catarina. Para conseguir chegar à praia você terá que passar por uma trilha, há duas trilhas que você pode escolher para chegar à praia, sendo uma que começa na Praia do Matadeiro, tendo em média três horas de caminhada, e outra que começa no Pântano do Sul e dura aproximadamente uma hora. Por ter essa dificuldade em chegar à praia, ela fica mais deserta do que as outras praias de Florianópolis, ela é uma das praias mais limpas da cidade, tendo águas claras, areia fina e fortes ondas no mar.

lagoinhadoleste

2 – Ilha do Campeche (Florianópolis)

A praia da Ilha do Campeche fica também em Florianópolis. A água é muito cristalina parecendo que você está no mar azul do Caribe. Para chegar à praia é necessário você ir de barco, você pode pegar ele no píer da Praia da Armação, com acesso pela Associação de Pescadores, onde há uma base do Instituto Ilha do Campeche, o trajeto dura em torno de 30 minutos. Chegando à praia você pode fazer mergulho (tem empresas que oferecem esse serviço), e também opções de trilhas que revelam paisagens como a da Pedra Fincada, com vista para toda a extensão da Praia do Campeche, e levam a sítios arqueológicos (serviço precisa de guia, e lá também tem gente oferecendo esse serviço).

Ilha do Campeche - SC

3 – Guarda do Embaú (Palhoça)

A Praia fica na cidade de Palhoça, vizinha de Florianópolis. Ela é uma praia paradisíaca, e que tem seu acesso atravessando o rio da Madre, você pode fazer isso nadando ou por algum barquinho de pescadores no qual sempre ficam ali para ajudar aos turistas à fazer essa travessia (serviço é pago). Você pode fazer seu acesso também por um trilha partindo da Prainha e da Pedra do Urubu, mas vale lembrar que esse trajeto é bem maior. A Guarda do Embaú tem um mar bem agitado, sendo muito procurado por surfistas, o local onde fica a praia é simples e tranquilo, rodeado de pousadas, restaurantes e bares.

guarda

4 – Praia do Rosa (Imbituba)

A Praia do Rosa está localizada na cidade de Imbituba, há aproximadamente 90 km da capital Florianópolis. A praia já foi considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo, ela é rodeada por mata preservada e trilhas. Essa praia é super procurada por jovens, sendo assim uma praia badaladíssima no verão, e por ter ondas fortes também é procurada por surfistas. A praia tem forma de meia lua, então quem prefere uma praia mais calma, é ideal ir na parte central da praia, onde forma uma lagoa de água salgada. E para quem gostaria de avistar baleias, essa praia é uma que elas aparecem, para observá-las, é só subir nos costões da praia.

rosa

5 – Praia da Ibiraquera (Imbituba)

A Praia da Ibiraquera é vizinha da Praia do Rosa, ela fica ao sul do Rosa. Essa praia é indicada para todos os gostos, pois além da praia agitada e com ondas no qual é praticada vários esportes aquáticos como o surf, kitesurf e windsurf, a praia em algumas épocas do ano (principalmente na alta-temporada) é feito a conexão do rio junto com o mar. Assim você pode nadar e levar as crianças na lagoa, e à dois passos ao lado aproveitar o mar agitado.

barra

6 – Praia de Mariscal (Bombinhas)

A Praia de Mariscal fica na cidade de Bombinhas, já falamos bastante delas no blog, relembre clicando aqui. A praia é uma das mais belas e movimentadas praias da cidade, a praia tem água tão limpa e clara, que é possível enxergar os pés debaixo d’água. Mariscal por ser uma praia com extensão de aproximadamente 4 Km de extensão, ela tem variação no tamanho das ondas, que são baixas em algumas partes, e de tamanho maior em um canto da praia. Além de poder curtir o dia todo embaixo do sol, ou brincando na areia com as crianças, é possível também fazer uma trilha que é bem próxima a praia, a trilha do Morro do Macaco, no qual você pode ver a cidade em 360º, já falamos sobre esse passeio no blog também, relembre clicando aqui.

Praia de Mariscal - Bombinhas

7 – Praia da Sepultura (Bombinhas)

Sem dúvida um dos mais belos locais da região, já até falamos sobre ela aqui no blog, clique aqui para relembrar. A Praia da Sepultura é totalmente voltada e propícia para o mergulho, tendo suas águas transparentes e praticamente sem ondas. É possível chegar à praia por duas formas, uma por um trilha localizada no costão pela Praia de Prainha, Embrulho e Lagoinha de aproximadamente 800 metros, ou pode ir de carro até um estacionamento pago próximo à praia e fazer uma trilha super rápida de 200 metros.

sepultura

8 – Praia da Lagoinha (Bombinhas)

A Praia da Lagoinha é mais uma praia lindíssima que fica na cidade de Bombinhas, a praia tem um mar bem tranquilo, e isso atrai muitos turistas, pois como as águas são cristalinas e tem muitas pedras, a praia fica igual ao um aquário, no qual os peixes ficam passando pelos seus pés e conseguimos ver eles a olho nu. A praia é ideal para crianças, pois é bem calma e ainda elas adoram ficar vendo os peixinhos. Indo para a praia passamos por um trapiche no qual é oferecido passeios de barco, mergulho e também passeio de pedalinho. Caso tenha dúvida de como chegar, já falamos sobre ela no blog, somente clicar aqui para ler.

lagoinha

9 – Praia da Ferrugem (Garopaba)

A Praia da Ferrugem fica na cidade de Garopaba, vizinha de Imbituba e há 70 km da capital Florianópolis. Ferrugem é a praia mais conhecida da cidade, e também a mais badalada. Por ter ondas muito fortes a praia vem sendo palco de vários campeonatos nacionais e internacionais de surfe, ela também é o ponto de encontro de jovens, com muita festa e música alta, então caso você queira uma praia mais badalada Ferrugem será o destino certo.

ferrugem

10 – Praia da Silveira (Garopaba)

A Praia da Silveira, também fica na cidade de Garopaba e ela é considerada uma das melhores praias do país para a prática do surf, a praia é palco constante de campeonatos nacionais e internacionais, sendo assim a maioria das pessoas que frequenta essa praia são surfistas. A praia é cercada por morros e muito preservada, e a tem a água bem transparente. Então para você que é fã e praticante de surf, não pode deixar de passar nessa praia e aproveitar as ondas fortes que ela tem.

silveira

 

Então gostaram da nossa listagem das melhores praia de Santa Catarina? Comentem!