Porto de Galinhas – Paraíso em Pernambuco! Você vai se apaixonar!

Diego Gusava | Atualização: 26 de December de 2017

porto de galinhas

Porto de Galinhas é uma pequena vila localizada na cidade de Ipojuca, litoral de Pernambuco. De belezas naturais exuberantes e um povo receptivo, o lugar é um dos destinos que mais deixam saudade no coração dos seus visitantes e é difícil encontrar quem não queira voltar. Se você está pensando em onde irá passar as próximas férias, não deixe de ler o artigo de hoje até o fim. Separamos tudo que é preciso saber sobre Porto de Galinhas, como informações turísticas, passeios, restaurantes e quanto você poderá gastar nessa viagem inesquecível. Confira!

A História de Porto de Galinhas

Por trás de toda a paisagem incrível da vila de porto de galinhas, existe uma história que seu povo faz questão de manter sempre na memória: nos tempos antigos, quando novos escravos chegavam à cidade escondidos em meio às galinhas, seus contrabandistas gritavam: “Tem galinha nova no porto!” E, devido aos longos anos em que essa frase foi repetida, surgiu o nome “Porto de Galinhas.”
Embora seja um passado tortuoso, os moradores se orgulham de ter vencido o preconceito e passado a viver da receptividade impecável e das belezas naturais de tirar o fôlego. Quem chega à vila, é logo recebido de forma calorosa – desde o aeroporto até o hotel. Todo o calor de Pernambuco é sentido em um povo que gosta do que faz e do lugar onde mora! Uma história que foi modificada para melhor e que se mantém viva nas histórias contadas em cada passeio – para que nunca mais se repita.

Localização de Porto de Galinhas

Como dissemos, Porto de Galinhas fica localizado na cidade de Ipojuca e a sua vila principal é pequena, porém cercada de belezas incríveis. Do aeroporto de Recife, o turista terá que pegar um translado ou um táxi até o hotel. A distância é cerca de 60 km e a viagem demora em média 45 minutos. Mas ela é só um detalhe, afinal, a recepção animada começa logo que o avião chega ao seu destino. Para quem viaja com agências, na ida a Porto de Galinhas já é possível conhecer os passeios e ver quais deles você irá se interessar a fazer. Mas nossa dica é deixar para decidir depois, já que as opções são inúmeras e vai faltar tempo para conhecer tudo. Para facilitar seu trabalho, vamos detalhar a maioria deles neste artigo – assim, de acordo com o seu perfil e de sua família, será mais simples se programar melhor. Em geral, podemos adiantar que todos eles valem a pena e que são bastante acessíveis.

As praias – Beleza Natural de tirar o fôlego!

Quem viaja a Porto de Galinhas pode esperar encontrar belezas naturais incríveis, como um mar de águas esverdeadas e quase transparentes, areia fofa e branca, além de cenários de tirar o fôlego quando a maré está baixa. Aliás, essa é uma informação relevante e que precisa estar na sua lista de planos: peça sempre a sua agência para verificar a tábua de marés, pois as praias mudam bastante de acordo com elas. Um exemplo está nas piscinas naturais que se formam em toda a costa quando o mar está em recuo. Essa informação está disponível nos sites oficiais da marinha e é possível saber qual serão os horários de maré baixa para o ano todo. Em geral, todos os dias possuem essa característica, mas os horários mudam bastante e é interessante que o recuo aconteça geralmente na parte da manhã, para aproveitar melhor o dia. Vamos às praias e suas características:

Praia de Porto de Galinhas

porto de galinhas

A praia de porto de galinhas fica bem no centro da vila e é nela que se localizam as famosas piscinas naturais. Quando a maré está baixa, é possível ver todas elas da costa e dos dois mini-mirantes que têm no local. Cercada por quiosques, é fácil conseguir uma cadeira de praia confortável e aproveitar o dia todo sem pagar nada – apenas a consumação de porções e petiscos. Suas águas são calmas e transparentes, excelentes para quem tem crianças e também para quem adora estar no agito da cidade, pois ela é uma das mais movimentadas. A praia ainda conta com a vantagem de estar do lado das lojinhas de artesanato e dos melhores restaurantes da cidade. Quando a maré sobe, a extensão de areia diminui um pouco, mas o visual paradisíaco ainda é o mesmo.
Essa costuma ser a primeira parada de quem vai à cidade e local certo para passeios no fim de tarde e a noite. A vila conta com muita energia, música ao vivo e opções de passeios sempre a disposição. Na praia, os ambulantes mostram a cultura local com apresentações e artesanatos. Vale a pena conferir!

Veja o vídeo que separamos para você conhecer melhor o local:

Praia de Maracaípe

porto de galinhas

A praia de maracaípe fica quase ao lado do centro da vila e, quem estiver disposto, pode se aventurar a uma caminhada a pé até ela. São cerca de 15 minutos pela beira-mar até uma praia de águas agitadas, porém de beleza única. Cercada por coqueirais e quase sem nenhum hotel ou estabelecimento na costa, ela conta com um visual de cinema. Areias brancas, mar extremamente limpo e uma natureza exuberante. Na praia de maracaípe é possível aproveitar o dia em um dos poucos quiosques que ela tem e garantir o tão sonhado sossego para quem vem da cidade grande. Ideal para quem busca tranquilidade e paz, ela tem pouco agito e muita natureza.

Veja o vídeo que separamos para você conhecer melhor o local:

Praia do Cupe

porto de galinhas

A maior praia da cidade é o Cupe, que vai desde o centro até o pontal do cupe, em direção oposta à praia de Maracaípe. Essa região é cercada por resorts e hotéis a beira-mar e é uma excelente opção de localização para quem quer sossego e ainda ficar perto do agito. A praia do cupe é brava, de ondas fortes, embora no verão o mar se acalme um pouco. Excelente para quem gosta de esportes na areia, como vôlei ou para ficar apenas observando o vai e vem das ondas de uma cadeira confortável. Próxima do centro, é possível ir andando até a vila – o tempo estimado é de 15 minutos para quem anda mais rápido. A única ressalva é que o sol se põe cedo e por volta das 17 horas o local fica mais vazio. A recomendação é aproveitar o dia cedo, que começa as 5 da manhã. A praia do cupe é tão bonita quanto as demais e dela é possível ver toda a orla da cidade.

Veja o vídeo que separamos para você conhecer melhor o local:

Praia de Muro Alto

porto de galinhas

A mais famosa praia da cidade é de Muro alto, que tem esse nome devido à um muro enorme de corais, que forma uma piscina natural gigantesca. Estima-se que ela é uma das maiores do mundo, além de ser incrivelmente bonita. Em dias de maré baixa, o muro de corais fica bem exposto, mas essa é uma praia que dá para aproveitar em qualquer ocasião, pois suas águas são bem tranquilas, limpas e repletas de atividades ao redor. Por lá, dá para praticar esportes aquáticos, como remo ou mesmo aproveitar o agito dos quiosques. Para quem não gosta de muita gente, os resorts próximos são uma boa pedida e tem para todos os bolsos e gostos. Mais distante do centro, ela fica a cerca de 6 km da vila de Porto de Galinhas, porém, seu visual vale a pena e não vai faltar opções de passeios por perto. Ideal para quem tem crianças, é uma das praias que elas mais aproveitam. Muro alto tem tudo que uma família precisa: tranquilidade, mar calmo e beleza natural única!

Veja o vídeo que separamos para você conhecer melhor o local:

Pontal do Cupe

porto de galinhas

Antes de Muro Alto e depois do Cupe, temos o pontal do Cupe, um local ótimo para se visitar ou mesmo se hospedar. Nos dias de mará baixa, a praia fica com as piscinas naturais expostas e o visual é de tirar o fôlego. Conta com um restaurante saboroso na costa e com opções de lazer para todos os gostos. Cercado por recifes, a grande vantagem é que o mar bravo comum da praia do cupe desaparece, dando lugar a um ambiente onde é possível nadar com os peixes e curtir o sol sem muitas preocupações. O acesso é pela rodovia e existem alguns hotéis próximos, que têm uma localização e vista privilegiada. Ideal para famílias, a praia é de visita obrigatória, especialmente quando a maré está baixa. Em dias de maré alta, é importante saber que a extensão de areia se restringe bastante e o mar fica um pouco mais agitado. No geral, o Pontal do Cupe é o lugar preferido de quem mora pela região e pouco visado pelos turistas. Vale a pena conhecer!

Veja o vídeo que separamos para você conhecer melhor o local:

Passeios – O que fazer em Porto de Galinhas?

Já apresentamos as praias paradisíacas que a cidade tem para oferecer. Agora, a pergunta que não quer calar: o que fazer por lá além das praias? Afinal, quando viajamos para longe de nossos estados, queremos conhecer o máximo da região e aproveitar cada minuto! E a boa notícia é que não faltam opções em Porto de Galinhas. Todos os arredores possuem belezas naturais incríveis e o difícil será escolher para onde ir primeiro. Separamos logo abaixo os passeios mais comuns que serão oferecidos logo que o turista chegar à vila ou ao hotel. A dica é pensar bem e decidir por aqueles que mais têm a ver com o perfil da sua família. Confira!

Passeio de Buggy de ponta a ponta

porto de galinhas

Sem dúvidas, esse passeio é um dos mais incríveis do local e vale a pena fazê-lo logo no primeiro dia. Isso porque a cidade de Ipojuca não é tão grande e em um único dia é possível conhecer todas as praias que citamos neste artigo. Geralmente, os bugueiros ficam na porta dos hotéis oferecendo a viagem, que dura algumas horas e é realmente muito divertida. Com capacidade para 4 pessoas, o valor total está em cerca de R$ 200,00, que pode ser dividido entre os passageiros.
O legal desse passeio é que as praias são vistas de perto, por trilhas onde os carros não passam. São feitas algumas paradas para as famosas fotografias que são vistas nas redes sociais, como aquelas nos coqueirais de Maracaípe. O ponto alto desse dia ficará por conta do passeio de jangada, que custa R$ 25,00 por pessoa e é opcional. Essa jangada irá passar pelo mangue, onde os turistas podem ver caranguejos e o famoso leão-marinho, que o mergulhador captura e depois devolve ao mar.

São feitas pausas para mergulhos nas águas cristalinas da Praia do Pontal do Cupe, onde é possível aproveitar o encontro do rio com o mar. É uma excelente maneira de conhecer todas as praias e decidir qual sua família irá voltar no dia seguinte.

Veja o vídeo que separamos para você conhecer melhor o passeio:

Mergulho nas piscinas Naturais

porto de galinhas

Para os aventureiros, o mergulho nas piscinas naturais é um espetáculo a parte. Com o auxílio de professores especializados, é possível ver os peixes de perto, tirar fotos embaixo d’água e até mesmo filmar esse momento único. A dica é ir no verão, quando as águas estão mais claras e transparentes e sempre perguntar aos instrutores quando a maré estará mais baixa para que seja possível ter acesso a um número maior de animais marinhos. O preço gira em torno de R$ 100,00 por pessoa.

Veja o vídeo que separamos para você conhecer melhor o passeio:

Passeio para as Piscinas Naturais do Centro

porto de galinhas

Esse passeio é um dos que a maioria dos turistas considera obrigatório. As piscinas naturais são de tirar o fôlego e ficam bem próximas da costa da praia. A dica aqui é se atentar à tábua de maré e verificar o horário em que será possível enxergá-las. No centro da vila, um posto com jangadeiros fica a postos esperando o momento ideal para entrar na água. O turista compra o convite no local e entra na jangada que o levará até as piscinas. Lá, é possível nadar com os peixes, conhecer os corais famosos e ainda mergulhar com máscaras especiais. O pessoal da organização garante a ração para que seja possível atrair os animais, que são super receptivos e têm cores lindas. O valor é de R$25,00 por pessoa e o preço vale a pena pelo momento único vivido. Além das jangadas, é possível alugar um caiaque e ir remando pelo mesmo preço.

Veja o vídeo que separamos para você conhecer melhor o passeio:

Passeio para a Praia dos Carneiros

porto de galinhas

Além dos passeios locais, não faltam opções para as praias vizinhas, que também são paradisíacas! A praia dos carneiros é uma delas, fica na cidade de Tamandaré e conta com uma estrutura excelente do restaurante local, munido de música ao vivo e pratos deliciosos. O passeio geralmente é vendido junto com a ida aos bancos de areia de Catamarã, que é um barco grande, como uma balsa, repleto de pessoas. Esse banco de areia fica bem no meio do mar e há uma parada para mergulhos de 15 minutos. Após isso, o barco vai até um banco de argilas consideradas milagrosas para a pele. Os turistas se banham por mais 15 minutos e retornam à praia para desfrutar do bar e da beira-mar. De águas de coloração azulada e quase transparente, areia branca e uma igrejinha modesta, Carneiros é um paraíso escondido que vale a pena conhecer. O valor é de R$ 80,00 por pessoa com o Catamarã incluso.

Veja o vídeo que separamos para você conhecer melhor o passeio:

Recife e Olinda

porto de galinhas

Para quem adora conhecer cidades históricas e quer aproveitar para dar uma volta em Recife, essa opção também está disponível. O passeio é longo, dura o dia todo, mas vale a pena pela ida à locais famosos que merecem ser conhecidos. Recife tem praias incríveis e há uma parada na Praia de Boa Viagem para que os turistas possam observar suas belezas. Já Olinda garante uma mistura de Ouro Preto com a vantagem de ter um litoral incrível! O passeio custa cerca de R$ 100,00 por pessoa.

Veja o vídeo que separamos para você conhecer melhor o passeio:

Onde comer em Porto de Galinhas – Preços e Locais

Tudo que mostramos é lindo e com certeza você já se convenceu de que a viagem valerá a pena. Mas ainda há uma preocupação: onde comer na cidade? Porto de Galinhas conta com bons restaurantes acessíveis? A resposta é direta: tem para todos os bolsos e gostos e opções não faltam. Desde os quiosques a beira mar que servem porções aos lugares mais refinados do centro da cidade, a comida é boa e com uma média de preço acessível para que ninguém passe vontade. Iremos listar os principais restaurantes, para que seja possível ter uma ideia do que encontrar por lá:

– Beijupirá

Esse é o primeiro da lista porque é um dos mais caros e mais refinados restaurantes da cidade. É feito para aqueles primeiros dias, onde o dinheiro ainda está sobrando e há o desejo de experimentar a culinária local. Camarão, lagosta, peixes e carnes estão no cardápio do Beijupirá, que conta com um ótimo atendimento e localização privilegiada, bem no centro da cidade. O valor médio é de R$ 70,00 por prato individual.

– Barcaxeira

O barcaxeira fica bem pertinho da praia do centro, quase a beira-mar. É excelente para quem quer comer bem, com direito a pratos refinados, saborosos e típicos. Conta com frutos do mar em geral, camarão, lagosta e carne de sol – que é típica da região. Localização ótima e atendimento que dá exemplo. O valor médio é de R$ 70,00, porém, o prato serve duas pessoas facilmente.

– Tapioca da Praia

Famosa por levar aos turistas a melhor tapioca do Nordeste, a tapioca da praia é singela e não possui lugar para sentar, porém, vale a pena comprar e saborear nos banquinhos em frente, observando o movimento do centro. Bem servida e saborosa, aos sábados pode haver fila no local. O valor é em média R$ 15,00 por tapioca.

– Hamburguerias

No centro da vila também há algumas hamburguerias, que servem os produtos todos artesanais e feitos na hora. Para quem não quer gastar muito, é uma excelente pedida, pois os lanches são saborosos e têm um preço bem acessível, em média R$ 15,00 cada um.

– Pizzarias

Também no centro é possível optar pelas pizzas grandes, que saem por R$ 30,00 cada uma e servem duas pessoas facilmente. Saborosas e com grande oferta na cidade, dá para escolher bares a beira-mar e almoçar olhando o mar.

– Restaurante Estrela do Mar

Por fim, o restaurante estrela do mar surpreende com sua simplicidade e sabor excelente. Com pratos executivos que variam entre R$ 18,00 e R$ 30,00, o lugar é bonito, limpo e com um ótimo atendimento. Fica em uma das ruas principais do centro da cidade e é uma opção ótima. Por lá também há sucos e batidas alcoólicas com frutas típicas da região – que dão um sabor especial ao almoço. Saindo de lá, é possível apreciar os deliciosos crepes que ficam na mesma rua: tudo pertinho e com um ar de cidade de interior que encanta.

Qual melhor época do ano para visitar Porto de Galinhas?

A região nordeste tem vantagens para quem ama o sol e o calor. Por lá, o sol brilha quase o ano todo e a escolha da melhor época para visitar Porto de Galinhas irá depender muito do que o turista está procurando. Para quem ama badalação e quer aproveitar a cidade mais cheia, a partir de outubro e novembro, as praias estão repletas de atrações e de visitantes. Já quem gosta de mais calma e tranquilidade, o inverno não deixa de ser uma boa pedida, já que o calor quase nunca dá trégua. Porém, a temporada de fato ocorre entre os meses de setembro e março.

Em relação aos preços, Setembro e Abril passam na frente. Evite os feriados e os meses de dezembro e janeiro, onde os valores dos hotéis e dos passeios estão bem mais altos.

Quanto tempo preciso para visitar Porto de Galinhas?

Para aproveitar tudo que a cidade tem de melhor e realizar os passeios completos, a recomendação é ficar, no mínimo, 5 dias na região. Porém, lembramos que tudo depende do seu desejo: porto de galinhas é pequeno e compacto, por isso, se você dispor apenas de um fim de semana, conseguirá conhecer as praias mais famosas.

Quanto vou gastar em Porto de Galinhas?

Toda viagem traz gastos, porém, Porto de Galinhas tem uma infinidade de opções para todos os bolsos – tanto em matéria de passeios quanto em relação à sua culinária. A dica é saber escolher os restaurantes que unam o sabor e o preço acessível e pensar quais passeios valem mais a pena de acordo com o seu orçamento. Em média R$ 100,00 ao dia pode ser o suficiente para aproveitar ao máximo tudo que a cidade tem para oferecer. Mas lembre-se que esta é uma média e que as suas escolhas são o que irão determinar os seus gastos.

Aproveite Porto de Galinhas!

Por fim, temos que dizer que Porto de Galinhas é um dos lugares mais versáteis e incríveis do nordeste. Águas claras, praias paradisíacas, bom atendimento e opções para todos os perfis: amigos, grupo de famílias, casais e crianças. Todos se divertem e vão embora com a sensação de que seria ótimo ficar pelo menos mais um dia. A nossa dica final é se planejar e buscar sempre informações sobre hotéis próximo do que você espera. Quem gosta de mar calmo e pouca agitação, pode optar pela Praia do Pontal do Cupe ou Muro alto e quem gosta do agito pode ficar nas pousadas do centro da cidade e arredores. Opção de hospedagem não falta! Lembrando que o sistema de táxi do local possui preço único e por lá não há transporte público que vá para as praias mais distantes, então vale realmente pensar qual local mais se adequará às suas necessidades. E não esqueça de observar a tábua de marés para conseguir apreciar as incríveis piscinas naturais! Aproveite sua viagem e até o próximo artigo!