Categorias
Estado de São Paulo Ilhabela

Ilhabela: Guia das melhores praias e passeios

Ilhabela é rodeada por 14 ilhas e ilhotes, sendo um dos poucos municípios-arquipélagos marinho brasileiro e dona de um litoral extenso de águas transparentes em tons de azul.

Ilhabela em São Paulo

A preferida dos turistas todos os anos atrai muitas pessoas principalmente nos feriados prolongados e férias escolares.

Mas, a visita vale para qualquer época do ano, afinal, a média da cidade está entre 22° e 25° graus e é possível curtir a tranquilidade das praias quase o ano todo, apesar de toda a chuva.

Quer saber quais são as melhores praias e passeios desse município-arquipélago? Então, é só continuar lendo, pois trouxemos um guia super completo para você!

O que fazer em Ilhabela

Ao chegar em Ilhabela você, com toda a certeza, encontrará muitos passeios e programações que valem a pena serem vivenciadas.

Com tantas opções que vão te encantar, será difícil escolher para qual ir e por isso, fizemos uma lista com 11 locais que valem a sua visita:

#1 Praia do Bonete

Ao chegar à praia você vai se deparar com uma extensa faixa de areia com cerca de 600 metros acompanhando um mar azul.

Praia do Bonete em Ilhabela - São Paulo

Esta praia chama bastante a atenção dos surfistas por conta das suas ondas que podem chegar a uns três metros de altura.

A praia é uma das dez praias brasileiras mais bonitas, segundo o The Guardian, um jornal britânico, é dona de uma paisagem incrível que vale a pena ser presenciada. Então se você estiver com tempo em Ilhabela, você não vai se arrepender de conhecer.

#2 Baía dos Castelhanos

Com 1,5 quilômetros de areia branca que acompanha um mar aberto repleto de ondas agitadas, que chama bastante a atenção de surfistas, devido às condições favoráveis a prático do esporte a Baía dos castelhanos é bastante atrativa.

Baía dos Castelhanos em Ilhabela - São Paulo
@trilhasdecaste

Esta praia é conhecida por possuir um formato de coração. As águas formando um tom azul claro, preenche partes da areia e forma, de um ponto de vista superior, um coração.

#3 Praia do Curral

A praia do curral possui uma faixa de areia com cerca de quatrocentos metros de extensão, sendo uma das praias mais procuradas de Ilhabela.

Praia do Curral em Ilhabela - São Paulo

O local apresenta uma excelente estrutura para turistas, com diversos bares e restaurantes que prestam serviços na praia.

Além das opções de lugares para comer você encontrará duchas de água doce e banheiros.

#4 Praia de Jabaquara

A praia que possui um ar paradisíaco possui uma beleza natural de tirar o fôlego com a sua área de quinhentos metros de extensão, sendo uma larga faixa de areia branca com muitas árvores ao redor, cercada de águas transparentes.

@ilha.bela

Se você está procurando um local calmo e fresco, com águas revigorantes esse é o local certo.

#5 Praia do Julião

Umas das mais tranquilas praias de Ilhabela, a praia do Julião é repleta por um belo visual composto por areias brancas e finas, com pedras que formam lindas piscinas naturais.

Praia do Julião em Ilhabela - São Paulo
@praiadojuliao

Contando com uma faixa de areia com aproximadamente trezentos metros de areia, a Praia do Julião conta com restaurantes e bares que irão garantir a sua comodidade.

Ademais, esta praia é bastante conhecida pela visita de aves marítimas que se alimentam na região.

#6 Ilha das Cabras

O ilhote que faz parte do arquipélago de Ilhabela, possui uma vista deslumbrante, sendo um dos pontos mais procurados pelos visitantes.

Ilha das Cabras em Ilhabela - São Paulo

O santuário ecológico submarino é protegido por lei e lá você encontrará várias opções de peixes e animais marinhos, sendo um dos lugares favoritos dos mergulhadores.

Enfim, lá você encontrará uma vasta opção de bares e restaurantes, apresentando uma excelente infraestrutura para os viajantes.

#7 Praia da Feiticeira

Conhecida como uma das praias mais famosas de Ilhabela, a Praia da Feiticeira é perfeita para quem busca um ambiente familiar.

Praia da Feiticeira em Ilhabela - São Paulo

Possuindo cerca de duzentos e cinquenta metros de areia, esse cenário é procurado principalmente para quem busca uma diversão entre família, logo, é a ideal caso você esteja acompanhado por idosos ou crianças.

#8 Praia Pedra do Sino

De antemão, a praia com quatrocentos metros de extensão é repleta de palmeiras e coqueiros, sendo que as águas são tranquilas e perfeita para os banhistas.

Praia Pedra do Sino em Ilhabela - São Paulo

A infraestrutura do local é ótima, possuindo quiosques, bares e restaurantes que proporcionam maior comodidade aos visitantes.

#9 Cachoeira Paquetá

Você é da turma que não perde tirar uma boa selfie para postar nas redes sociais? Então, você vai amar esse ponto.

Cachoeira Paquetá em Ilhabela - São Paulo
@rodrigoexplorer

A cachoeira ficou conhecida após os visitantes movimentaram a #secretpoint em uma rede social e a beleza do lugar passou a chamar bastante atenção.

O grande atrativo dos turistas é, sem dúvida, uma das grandes maravilhas de Ilhabela.

Os poços artesanais são, além de lindos, muito convidativos e acabam possibilitando uma experiência única.

#10 Praia Grande

A praia que conta com aproximadamente seiscentos metros de areia conta com uma das mais belas paisagens que, além da beleza, apresenta uma excelente estrutura para os visitantes.

Uma das praias com melhor estrutura conta com diversos quiosques para maior conforto e comodidade do cliente, com extensas opções de comidas e bebidas.

Enfim, esta praia é muito requisitada por pescadores, devido às condições que são favoráveis a prática da atividade.

#11 Praia de Perequê

Primeiro, o acesso à praia de Perequê é muito fácil, pois é feito por meio da avenida.

Praia de Perequê em Ilhabela - São Paulo

Uma das praias mais frequentadas não poderia deixar a infraestrutura a desejar, não é mesmo?

O destino conta com inúmeros bares, restaurante e estacionamento para ampliar o seu bem-estar.

Por não haver muitas ondas, essa praia é ideal para toda a família, sendo assim, não precisa se preocupar com as crianças ou idosos que te acompanham.

As crianças poderão se divertir o dia todo com um playground, assim como inúmeras atividades para os demais frequentantes como vôlei de praia, kitesurf e windsurf.

#12 Praia da Fome

A Praia da Fome é famosa pelas suas águas calmas e perfeitas condições do local para a prática de mergulho.

As areias claras que são acompanhadas por águas transparentes e um ambiente arborizado, permitem muita sobra e bem estar aos visitantes.

Na faixa litorânea que corresponde a praia será possível encontrar casas e barcos de pescadores, assim como um casarão histórico que foi construído na ilha.

Sendo assim, esta opção é indispensável para quem busca um programa calma e relaxante.

#13 Cachoeira da Toca

Um dos pontos mais tradicionais e procurados da Ilha é conhecida como Cachoeira da Toca.

Cachoeira da Toca em Ilhabela - São Paulo
@cachoeiradatoca

Dona de uma forte queda d’água natural com cerca de três metros de altura e tobogã com aproximadamente cinquenta metros em toda sua extensão, sendo assim o maior da ilha.

Além de muita diversão no tobogã, lá será possível descer de tirolesa para dar um toque de adrenalina a sua animadora aventura.

Além de tudo, você poderá visitar uma grande gruta que possui o mesmo nome da praia, toca, tendo um rio atravessando-a e desaguando em um escorregador.

O que abriga esse grande atrativo, anteriormente era um engenho de cana de açúcar, responsável pela produção de bebida alcoólica regional.

Por fim, o local conta, também, com acessibilidade para cadeirante, sendo extremamente abrangente e convidativo.

Como chegar em Ilhabela

Chegar a Ilhabela costuma ser bastante tranquilo. Logo se você está interessado neste destino e não sabe muito bem como chegar lá, não precisa se preocupar.

Preparamos a seguir as formas mais comuns de acessar o seu destino:

#1 Avião

Atualmente, esta é a forma mais eficaz de viajar, pois é mais rápido e cômoda, dessa forma acaba se tornando o meio mais procurado pelas que estão longe.

O aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos, porém o Aeroporto de Guarulhos também é uma boa opção, pois de lá saem linhas diretas de ônibus com Ilhabela como destino.

Por outro lado, caso você desembarque no Aeroporto de Congonhas a melhor opção será ir até o Aeroporto de Guarulhos.

Enfim, se você não gosta de muitas transferências e prefere algo mais tranquilo a melhor opção é o Aeroporto de São José dos Campos.

#2 Carro

A princípio, para chegar no local você terá que passar por São Sebastião, pois é de lá que saem as balsas com destino a Ilhabela.

Você conseguirá acessar a balsa diariamente e sem muita demora, ainda mais elas saem a cada trinta minutos de cinco e meia da manhã até às dez horas e trinta minutos da noite.

Chegar ao destino dura cerca de 20 minutos, porém esse tempo depende das condições climáticas no dia.

Por outro lado, se você não curte muito ficar em fila, tem como comprar o passaporte antecipadamente com o serviço de hora marcada.

Enfim, separamos uma tabela com as distâncias entre algumas capitais do país e Ilhabela:

CidadeDistânciaTempo
Brasília1.755 km22 h 26 h
João Pessoa2.825 km1 d 11 h
Salvador2.034 km1 d 1 h
Santa Catarina821 km11 h 17 min
São Paulo211 km4 h 5 min

#3 Ônibus

Primeiramente, se você estiver ou passar por São Paulo, poderá pegar um ônibus no Terminal Rodoviário Tietê.

Em suma, haverá diversas saídas ao longo do dia e o trajeto mais rápido demora de três a quatro horas. Entretanto, algumas rotas chegam a durar cinco horas.

Por fim, no terminal será possível comprar a passagem ou até mesmo trocar o voucher da compra realizada pela internet, pois não é permitido embarcar apenas com o voucher.

Quando ir em Ilhabela

O local que é muito concorrido pelos próprios moradores do estado de São Paulo, é ideal para relaxar em um ambiente praiano.

Em suma, Ilhabela geralmente tem uma grande movimentação em datas próximas a feriados mais longos e as férias escolares.

Qualquer possibilidade de sol durante o final de semana já é um motivo para atrair os visitantes, principalmente os que vem de São Paulo.

Ilhabela - São Paulo

Não se engane achando que encontrará sol durante todo o ano em Ilhabela, pois o local é marcado por chuvas e temperaturas amenas, até mesmo nos meses mais quentes.

As chuvas são mais frequentes no verão, já o inverno é a estação menos chuvosa. Contudo, as altas temperaturas são frequentes no verão de dezembro a fevereiro.

A temperatura máxima fica em torno de 27° C, enquanto a mínima fica em torno de 25°C.

Onde comer em Ilhabela

Ilhabela é repleta de comidas deliciosas e, por se tratar de uma região praiana, o que não vai faltar são frutos do mar.

Depois de frequentar inúmeros passeios e praias, com certeza, você vai ficar com aquela fominha.

Mas afinal, o que fazer? É só seguir a lista que preparamos para você com 8 lugares para comer.

#1 Cervejaria Caiçara Ilhabela

De antemão, esse é o lugar perfeito para os amantes de uma boa cerveja.

Este programa é ideal para uma noite em que você quer sair para beber, afinal, o que não vai faltar são cervejas e chopes.

Cervejaria Caiçara Ilhabela
@cervejariacaicarailhabela

A estrutura do local é muito convidativa, pois possui um salão amplo, que é bastante amplo.

As opções de comidas, entretanto não são tão variadas, mas você conseguirá encontrar pizzas, espetinho e até mesmo massas.

Agora, quando se refere à bebida, o cardápio é bem vasto.

#2 Cheiro Verde

Primeiramente, você precisa saber que esse é um dos lugares mais recomendados de Ilhabela para comer, pois as porções são muito suficientes e possuem uma quantidade generosa e a qualidade não diminui por isso.

Cheiro verde em Ilhabela - São Paulo
@Mohindi

O restaurante com melhor custo benefício da cidade possui uma grande fama, que leva como consequência grandes filas de espera.

O atendimento do lugar é extremamente profissional e a comida com uma qualidade muito alta.

Esta experiência, sem dúvida, tem tudo para ser uma das melhores da sua viagem

#3 Creperia N’areia

Um ponto muito conhecido no destino é a creperia N’areia e seus inúmeros sabores.

Os sabores bastante criativos são um grande atrativo, pois dificilmente os seus clientes encontrarão uma proposta parecida.

Dentre os sabores será possível encontrar crepes no sabor: berinjela, nozes, chutney de tomate requeijão e muçarela de búfala ou até mesmo um com requeijão, abobrinha temperada com hortelã, ricota, uva passa, parmesão.

Definitivamente, ter esta experiência gastronômica fará com que você tenha uma vivência completa em Ilhabela.

#4 Borrachudo Sanduicheria

Você é do time dos que não dispensam um bom hambúrguer? Então, você vai amar conhecer o Borrachudo Sanduicheria.

Borrachudo Sanduicheria em Ilhabela - São Paulo
@borrachudosanduicheria

A hamburgueria mais tradicional da cidade possui um ambiente bastante descontraído, incluindo mesas na calçada.

Conta com um atendimento excelente e muito simpático e além dos hambúrgueres, você encontrará, dentre várias opções, porções de batata frita e camarão rosa no alho e azeite.

Uma opção de hambúrguer bastante recomendado é o Blend Burger, com pão escuro, smash de hambúrguer de carnes variadas com 180 gramas, molho barbecue, cream cheese, bacon e crispy de cebola. Logo, se você passar por lá, não deixe de experimentar.

#5 Bella Bar

O Bella Bar é um local para quem procura um ambiente interno repleto de música ao vivo e um atendimento sem igual.

É o lugar ideal para se divertir com os amigos, comendo um hambúrguer ou uma pizza.

Paras as pessoas saudáveis ou com restrições, será possível encontrar opções variadas de salada, assim como massas, entradas mexicas e warps.

Mas eu não como carne e agora? Então, esse restaurante é ideal para você, pois possui. também, opções vegetarianas.

Por fim, uma uma pizza muito recomendada é a Blue, que vem com molho de tomate, mussarela, presunto, cebola roxa e gorgonzola. Este saber surpreendente fará com que você deseje voltar.

#6 Vila Caranguejo

O restaurante localizado em uma das principais esquinas da vila, possui um belo jardim que propicia um ambiente completamente diferente dos demais e chama a atenção de todos os visitantes.

Vila Caranguejo em Ilhabela - São Paulo
@vilacaranguejo

Lá você encontrará as mais variadas opções de salada, frutos do mar e até mesmo rodízio de comida japonesa.

Se você é um amante dos vinhos, então você vai amar, pois nesse restaurante há uma vasta opção dos mais diferentes vinhos e drinks.

#7 BemDito Bistrô

Um dos restaurantes mais almejados de Ilhabela se encontra, atualmente, na praia do meio e proporciona boas sensações aos seus visitantes.

Quando for lá não deixe de comer o risoto de parmesão, pois o mesmo é bastante indicado por se tratar de um prato com sabores maravilhosos e uma excelente execução.

De antemão, o ambiente pequeno e baixa iluminação permite uma experiência sensível e agradável em conjunto com o atendimento

Por fim no amplo cardápio você encontrará carnes, peixe, risotos, escondidinhos e massas.

#8 Ponto das Letras

Você é um amante de livros assim como um bom café? Então, não pode deixar de ir ao Ponto das Letras.

Ponto das Letras em Ilhabela - São Paulo
@pontodasletras

Lá será possível encontrar bolos e tortas, sanduíches e empadas, assim como café, é claro.

Além do ótimo atendimento, o ambiente conta com uma aparência simpática e aconchegante, sendo um excelente passatempo para beber um café e comer uma torta enquanto lê um livro.

O que fazer a noite em Ilhabela

Após aproveitar bastante o dia com inúmeras atrações, seria ótimo encontrar um lugar para curtir a noite, não é mesmo?

#1 La Torre

Localizado na Rua do Meio, o bar fica em frente ao porto de Ilhabela, daí você consegue imaginar a bela vista que terá.

Durante a noite o local, que conta com opções a la carte, apresenta um espaço com um clima repleto de aconchego expresso numa decoração rústica, sendo ideal para toda a família.

Você vai encontrar inúmeros tipos de comida e, sem dúvida, é um excelente programa noturno.

#2 Irish Pub

Você é uma pessoa que quer aproveitar o máximo da cidade e sempre acaba ficando indeciso de para onde ir? Então, esse é o lugar ideal para você!

O Irish Pub consegue ser a mistura de um bar, restaurante e casa noturna o que proporciona um local completo para a sua noite divertida.

De antemão, conta com uma estrutura composta por dois andares e uma decoração moderna.

O andar de cima conta com uma pista de dança, já o de baixo corresponde ao restaurante, possuindo muitas mesas.

De local você conseguirá desfrutar uma bela vista do pôr do sol e com esse lindo visual você conseguirá desfrutar de pratos como frutos do mar, carnes, saladas e comida japonesa.

#3 Bar São Paulo

De antemão, esse lugar é ideal para quem prefere um ambiente tranquilo com a combinação de música acústica.

O bar localizado na Rua do Meio é uma opção cotada para quem pretende relaxar ao beber uma cerveja bem geladinha e beliscar uns petiscos.

O bar é bastante agitado e acaba sendo famoso pela reunião de músicos que vão apresentar suas respectivas artes.

#4 Estaleiro Bar

O Estaleiro Bar consegue fazer a maravilhosa junção de bons drinks com músicas agradáveis num só lugar.

Estaleiro Bar em Ilhabela - São Paulo
@estaleirobar

Nesse bar, você terá contato com o centro histórico da cidade sendo essa uma bela oportunidade de conhecer a história da cidade e é, portanto, uma opção imperdível em Ilhabela.

O estabelecimento está situado em um prédio com mais de 100 anos e conta com inúmeras opções de bebidas, sendo que o cardápio vai variar de acordo com o estilo musical apresentado na noite.

#5 Creoula Bar

Você curte uma boa balada com a galera? Então essa dica é ideal para você, pois a Creoula Bar promove agitação as noites de Ilhabela.

A casa de show é bastante famosa, pois recebe vários DJs bastante talentosos e até mesmo alguns reconhecidos.

Enfim, essa é uma excelente opção para você que quer muita curtição com muita música eletrônica de qualidade.

Conclusão

Ilhabela, com toda a certeza, é um lugar muito atrativo devido às suas belezas naturais, sendo assim um destino imperdível para quem quer tirar um tempo para descontrair um pouco e fugir do cotidiano corrido, com a possibilidade de voltar com o bronze renovado.

Além disso, você ainda poderá desfrutar as maravilhas gastronômicas que se encontram na região e aproveitar bastante as noites por lá.

Quer mais sol? Então, que tal saber mais um pouco sobre Salvador, acho que você vai gostar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7  +  1  =