Categorias
Florianópolis Santa Catarina

Florianópolis: Guia das melhores praias e passeios

Dona de um litoral fascinante com 42 praias de águas transparentes, Florianópolis costuma ter sua beleza comparada ao Caribe pelos turistas.

Praia em Florianópolis

Mas, não há só belas praias na capital, as atrações noturnas também são de tirar o fôlego, assim como vários outros pontos que contam a história local.

Ficou interessado e quer saber um pouco mais sobre as praias e os pontos turísticos de Florianópolis? É só continuar lendo, pois preparamos um guia incrível para você!

O que fazer em Florianópolis

Florianópolis é repleta de praias incríveis e passeios que te permitem se conectar com a natureza na sua melhor forma, assim como apresenta atrações para todo o tipo de público.

Portanto, confira 11 locais, incluindo passeios e trilhas que você vai amar conhecer em Floripa.

#1 Santo Antônio de Lisboa

Essa é uma ótima opção no fim de tarde, pois o bairro mais antigo de Florianópolis possui um entardecer memorável com um charme especial.

Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis

Além disso, você conseguirá encontrar restaurantes por toda a orla e é possível desfrutar de uma vista privilegiada do mar.

#2 Lagoinha do Leste

Se você é amante das trilhas, então, esse é um passeio indispensável!

Tendo o Pântano do Sul como ponto de partida, chegar até a vista exótica e selvagem Lagoinha do Leste vai te render uma caminhada de cerca de uma hora.

Agora, se o seu ponto inicial for a Praia de Matadeiro, você levará de duas a três horas para chegar, mas o trajeto é menos reto.

Assim que você chegar no destino, há a opção de permanecer na Lagoinha do Leste e aproveitar as suas águas refrescantes ou encarar outra trilha até o Morro da Coroa.

Se acaso você preferir a última opção, o melhor é contratar um guia.

#3 Ilha do Campeche

A areia fina e branca envolta de uma água cristalina acaba tornando essa uma das atrações imperdíveis da viagem.

Ilha do Campeche  em Florianópolis

Este patrimônio arqueológico e paradisíaco natural tem várias formas de acesso, podendo ser pela própria praia de Campeche, Praia da Armação ou Barra da Lagoa.

Uma vez na ilha, você poderá, além de aproveitar o mar, participar de algumas trilhas que permitirão uma visão privilegiada da bela paisagem do local.

#4 Praia da Joaquina

A praia é o composta por areias brancas e finas e águas convidativas, mas tem muitos bancos de areia e cavas, exigindo muita atenção dos banhistas.

As ondas são fortes e grandes e por isso, acaba sendo palco para competições nacionais e internacionais de surf.

Praia da Joaquina em Florianópolis

Lá você encontrará vários bares e restaurantes com vista privilegiada e uma infraestrutura para maior conforto dos visitantes.

Joaquina conta com belas praias que certamente merecem a sua visita, contudo não é só isso, pois a localidade conta com as dunas de areia.

As dunas da Joaquina além da paisagem absurdamente bonita, possibilita vários momentos de diversão sobretudo para quem gosta de atividades radicais.

#5 Praia de Canasvieiras

Localizada ao norte da ilha, a praia é composta por uma areia branca e fina, assim como águas mornas e calmas.

Escunas em Canasvieiras em Florianópolis

Atualmente, é um dos destinos mais procurados para programação com toda a família por ser a ideal para crianças e idosos.

No verão, essa praia fica lotada e nela ainda é possível participar de um passeio de barco.

#6 Praia da Daniela

Situada ao norte da ilha, a praia de Daniela é recomendada principalmente para programações em família, pois suas areias brancas em conjunto com as águas calmas e quentes possibilitam a formação de piscinas naturais.

O sossego que esse lugar proporciona é ímpar, pois é possível escutar o canto dos pássaros e as ondas sendo quebradas a beira mar.

Entratanto, no verão a procura acaba sendo maior, mas se você quiser fugir da agitação, procure ficar próximo ao manguezal (mais pro lado esquerdo da praia).

#7 Igreja São Francisco de Paula

É um marco arquitetônico de Florianópolis, pois apresenta traços históricos do período de sua fundação.

Igreja São Francisco de Paula  em Florianópolis

A Igreja teve o início de sua construção em 1830, quando a região ainda era um povoado antigo que teve como fundador o Francisco Dias Velho.

Um fato histórico sobre essa construção é que levou anos para ser finalizada e leva esse nome devido ao fato de uma imagem do santo ter sido encontrada na Praia de Canasvieiras.

Junto com a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, localizada em Santo Antônio de Lisboa, a Igreja São Francisco de Paula é um forte exemplo arquitetônico colonial na ilha.

Ela está localizada a cerca de vinte e sete quilômetros do centro, no bairro de Canasvieiras e é uma boa opção caso você se interesse pela história da região.

#8 Jurerê

É uma das praias do litoral catarinense que mais atrai turistas estrangeiros, assim como inúmeras personalidades famosas do Brasil.

 Jurerê em Florianópolis

A região é conhecida sobretudo pela forte presença de iates de luxo, sendo uma espécie de porto para eles no lado esquerdo da praia, que é conhecido como Jurerê internacional.

Localizada entre as praias do Forte e Canavieiras, possui cerca de três quilômetros de faixa de areia e suas águas são calmas, possibilitando um belo mergulho.

As casas de alto padrão chamam atenção, principalmente por se tratar de um bairro planejado e muito luxuoso que contou com a participação do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou Brasília.

#9 Ricardo Ávila Artes

É um ateliê que se tornou um ponto muito requisitado pelos turistas por causa de suas obras belas e únicas.

Localizado no bairro de Campeche, é de fácil acesso e vai ser impossível você sair de lá sem uma lembrancinha de Floripa.

Será possível encontrar vasos para plantas, colares artesanais, quadros, brincos, lindas luminárias e muitos artigos de decoração tudo artesanal.

#10 Praia de Barra da Lagoa

Além das águas cristalinas e areia branca, na Praia da Barra da Lagoa você vai encontrar bastante versatilidade, pois no lado esquerdo da praia o mar costuma ser agitado, sendo muito procurado pelos surfistas.

Praia de Barra da Lagoa em Florianópolis

Enquanto no lado direito será muito mais fácil encontrar águas calmas, ideais para os banhistas.

Além disso, é possível encontrar inúmeras opções de restaurantes com comidas deliciosas.

Ao visitar a Barra da lagoa, para uma experiência mais completa, recomendamos que você dê um pulinho nas piscinas naturais de lá.

O acesso se dá por meio de uma trilha, a caminhada dura cerca de vinte minutos e é bem tranquila e ainda no decorrer da caminhada você desfrutará da maravilhosa Prainha da Barra.

#11 Praia Mole

A linda Praia Mole chama bastante a atenção dos surfistas por ser perfeita para prática do esporte.

Além do surfe, é muito comum encontrar pessoas que pulam de parapente.

Mas, como as ondas fortes é um fator marcante dessa praia, ela não é muito recomendada para crianças.

Praia Mole em Florianópolis

Diferentemente das demais praias de Florianópolis, a Praia do Mole não possui águas cristalinas e areias finas, pois suas águas são mais esverdeadas e sua areia é mais grossa.

Durante a caminhada na orla você vai encontrar barracas e até mesmo pessoas alugando cadeiras, assim como vendedores ambulantes.

É um local com fortes traços de preservação da sua natureza e apresenta um visual bem rústico e esse é um dos fatores que leva ao baixo número de quiosques no local.

Como chegar em Florianópolis

O acesso até Florianópolis é bem tranquilo e não há preocupação alguma, tendo em vista que é possível encontrar um aeroporto próprio e vias que facilitam a chegada.

Veja abaixo as principais formas de chegar na capital catarinense:

#1 Avião

É a melhor opção para você caso more distante do destino, além de ser o meio mais rápido e confortável é possível pegar um voo direto de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro ou Campinas.

pessoa tocando a janela do avião

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz se encontra mais ao sul da ilha, no bairro de Cariano.

No local, você encontrará as mais variadas companhias aéreas brasileiras e uma boa infraestrutura.

#2 Carro

A ida de carro acaba sendo mais vantajosa para as pessoas que não moram tão distantes da região ou para quem pretende fazer os passeios com o conforto do seu próprio carro.

Caso a chegada a ilha seja pelo norte do estado de Santa Catarina, a entrada na capital se dará por meio da BR-101, estando presente por todo o litoral.

O acesso para Florianópolis acontecerá pela direita, pegando a Via Expressa, porém não se preocupe, pois haverá placas de sinalização.

Se você estiver vindo do Sul o melhor acesso é a BR-101 e você conseguirá chegar em Florianópolis no quilômetro 208 pela Via Expressa.

Agora, se você optar por entrar no estado pelo Oeste, o melhor caminho é pela BR-282, porém a estrada acaba no litoral, sendo preciso passar pelo trevo para conseguir chegar ao acesso a Florianópolis, que é feito ao adentrar a Via expressa.

A via expressa vai terminar na entrada da cidade e para acessar a ilha é preciso atravessar a ponte, mas antes disso você vai encontrar o portal turístico, local onde os ônibus e as vans precisam parar para adquirir o selo de visitação.

Confira algumas distâncias entre algumas capitais brasileiras e Florianópolis:

CidadeDistânciaTempo
São Paulo690 km7 h 51 min
Rio de Janeiro1.100 km12 h 16 min
Salvador2.712 km1 d 7 h
Campinas771 km8 h 35 min
Brasília2.250 km1 d 2 h

#3 Ônibus

O Terminal Rodoviário Rita Maria, localizado no centro da cidade, é o ponto de desembarque para as pessoas que escolhem a viagem de ônibus.

No terminal, é possível encontrar empresas locais e também as principais de transporte do Brasil e Mercosul.

Quando ir em Florianópolis

Certamente a capital catarinense é linda durante todo o ano, porém existem períodos melhores a depender do que você deseja.

Durante o verão, você vai encontrar o clima perfeito para curtir uma praia com bastante sol e aproveitar as águas, sendo que sua temperatura fica em torno dos 30° C, por isso é a estação com o maior número de turistas.

Já no outono, o clima é bem mais estável e é a época ideal para atividades ao ar livre e o inverno é bem frio, com temperaturas que chegam a 10°C.

Agora, a primavera é realmente linda de presenciar, pois a paisagem fica ainda mais linda e bastante florida, contudo, é um período bastante chuvoso e pode acabar atrapalhando alguns passeios.

Onde comer em Florianópolis

O contato direto com o mar sugere um cardápio repleto de frutos do mar e por ser um ponto de referência na pesca de tainha e camarão.

A culinária da cidade chama bastante atenção, principalmente dos amantes de ostras, pois as águas de Florianópolis são próprias para o cultivo dela e alguns restaurantes apresentam sua própria criação.

Mas, se você não gostar de frutos do mar, não se preocupe, pois há uma vasta opção de pratos para todos os gostos por lá.

Então, para não se perder em meio a tanta variedade, dê uma olhadinha na nossa lista com os 8 melhores lugares para comer:

#1 Artusi Ristorante

Esse lugar é a escolha ideal para uma programação mais elegante e sofisticada, sendo chefiado por um do maiores chefs do estado, Alysson Müller.

Artusi Ristorante em Florianópolis
@Artusiristor

O Artusi concentra a experiência do chef e as melhores comidas da cozinha italiana com pratos deliciosos.

#2 Pellegrino Massas Artesanais

O Pellegrino é um restaurante que tem muitas opções de pratos que se tornaram muito famosos por Florianópolis.

Para ir nesse restaurante, o ideal é que você se programe, pois o local só abre as portas na segunda, terça, quinta e sexta, sendo que a cada dia um prato diferente é servido.

Por exemplo, na segunda você encontrará no menu picadinho de carne coroado com ovo frito, farofa, arroz, salada e sorvete com farofa de cookies para sobremesa, já na terça é predominante o peixe, na quinta frango e na sexta massa.

#3 Simples Natural

É o restaurante ideal para você que gosta de manter suas refeições numa linha mais natural, com orgânicos e de maneira muito saudável.

Simples Natural em Florianópolis
@simples.e.natural

O Simples Natural é um restaurante muito frequentado por vegetarianos, pois lá você encontra opções sem carne também.

No restaurante, você achará diferentes opções de salada, legumes e carboidratos, ainda tudo isso com direito a repetição.

Por fim, para fechar com chave de ouro, tem um doce especial, produzido pelo próprio restaurante como sobremesa.

#4 Panela de Ferro

O melhor horário para ir no Panela de Ferro é no almoço ou jantar, pois são tantas opções deliciosas que não tem como você sair de lá sem estar satisfeito e com vontade de voltar.

O restaurante apresenta comidas para os mais variados gostos por causa de seu buffet livre composto por saladas, massas, carnes e acompanhamentos e, ao menos, uma opção de sobremesa.

Portanto, essa é uma excelente opção se você estiver a procura de uma refeição completa, com muitas possibilidades de pratos e uma comida deliciosa.

#5 Ostradamus Bar e Restaurante

Você gosta de frutos do mar? Então, esse restaurante é o ideal para você.

Nele, você vai encontrar as mais variadas opções de ostras, sejam elas in natura, com martini e limão, gratinadas, em um ceviche ou até mesmo flambadas no conhaque com mel e gengibre por exemplo.

Essas delícias são apenas algumas encontradas por lá e, além de todo o sabor, você achará um ambiente muito confortável, uma vista linda e um atendimento sem igual.

#6 Nipô Sushi

Se você é um bom apreciador de comida japonesa, então, não tem como perder a oportunidade de ir ao Nipô Sushi em Florianópolis.

Um prato altamente recomendado do restaurante é o combinado de temaki que, entre outros destaques, é muito apreciado pelos seus clientes.

Tudo isso você encontrará a um preço amigável e convidativo, ainda mais tendo em vista a deliciosa experiência gastronômica que você terá.

#7 Villa Maggioni

Esse restaurante, mediante avaliação do The New York times, é um dos melhores avaliados da capital catarinense.

Essa indicação trata-se de um bistrô com somente nove mesas e é localizado nas beiradas da Lagoa da Conceição.

Além disso, é o local preferido para encontros românticos proporcionando aquele inesquecível momento a dois.

Enfim, aqui você encontrará excelentes vinhos e uma comida que faz referência a culinária mediterrânea com o uso de ingredientes da região.

#8 May

Esse restaurante é uma boa pedida ainda mais se você for um admirador da culinária tailandesa.

A proposta do May é incorporar um pouco do Sudoeste Asiático nos seus pratos e dessa maneira, aproximar as pessoas dessa cultura, mesmo estando em Florianópolis.

Localizado num bairro encantador chamado Santo Antônio de Lisboa, o restaurante se organiza por meio de reservas que são feitas pelo site, pois eles acreditam que assim o cliente poderá desfrutar de um serviço de excelência.

No cardápio você encontrará pratos com intensidade de picância, ou seja, será possível escolher se seu prato será pouco, médio ou muito apimentado.

Se você faz alguma dieta restritiva não precisa se preocupar, pois o restaurante apresenta opções de pratos sem glúten, lactose e até mesmo vegetarianos em seu cardápio.

O que fazer a noite em Florianópolis

Que Florianópolis é um local espetacular durante o dia nós já sabemos, mas você sabia que dá para aproveitar bastante a estadia na ilha durante a noite?

Quer saber como? Então, acompanhe essa listinha com 6 lugares que você vai amar curtir sua noite na capital catarinense.

#1 John Bull Floripa

Você encontrará o John Bull Floripa, um ponto muito conhecido e frequentado em Florianópolis, na Lagoa da Conceição.

Lá será possível apreciar, principalmente, shows de rock, porém também acontecem apresentações de blues e reggae.

Além disso, você pode desfrutar de deliciosos petiscos no espaço gastronômico.

#2 Casa de Noca

A casa de Noca é o lugar certo em Florianópolis para quem procura descontração, pois a sua proposta traz um mix de espaço cultural com balada, artes e entretenimento.

Sua localização na beira da Lagoa da Conceição possibilita que você curta em um lugar extremamente agradável, onde você poderá curtir salsa, reggae e até mesmo forró durante as noites.

Esse espaço apresenta uma proposta completamente diferente das demais casas noturnas da região o que pode ser bastante divertido.

Além disso, muito se fala sobre as deliciosas caipirinhas e petiscos do local. Então, que tal experimentar?

#3 Lontra Bar

O slogan do Bar é “noites divertidas para compartilhar”, daí você já tira que esse é um lugar bom para ir com a galera e compartilhar uma experiência, no mínimo, divertida.

Lontra Bar em Florianópolis
@lontrabaroficial

O bar que fica na rua Altamiro Guimarães, no centro de Florianópolis, é conhecido para programas com os amigos e o público predominante é composto por jovens solteiros.

A programação geralmente conta com open bar de cerveja, mas é sempre bom que você dê uma conferida nas redes sociais do local, porque lá eles divulgam sua programação e até mesmo algumas promoções.

#4 Bar DeRaiz

Você curte uma boa roda de samba? Então, você vai amar visitar o Bar DeRaiz.

Localizado com uma visão privilegiada das Dunas da Joaquina, você poderá curtir uma roda de samba, tomando uma cervejinha gelada e tudo isso curtindo a bela vista das Dunas.

Esse espaço é imperdível para você que gosta de forró, que acontece às terças, e samba, que acontece aos domingos. Ambos são muito frequentados e desperta bastante a atenção dos visitantes.

#5 Books & Beers

Essa programação vai te conquistar se você for interessado por cervejas artesanais, uma gastronomia diversificada e livros.

Books & Beers em Florianópolis
@booksbeers

O ambiente lá é encantador, rico em detalhes na decoração e o cardápio conversa com o ambiente.

Funcionando de terça a domingo, abrange todos os gostos com categorias em seu cardápio que vão de destaques, que são sabores surpreendentes, até turismo, que apresenta influências asiáticas.

Sem falar que a sua localização na Lagoa da Conceição permite que você almoce ou jante com uma linda vista.

#6 La Cave Bar Restaurant

O gastrobar tem como objetivo não só trazer novidades gastronômicas, como também vinhos franceses de alto padrão sem tanta formalidade.

O restaurante localizado no centro de Florianópolis apresenta um cardápio fascinante e o atendimento com leveza e simpatia que proporcionam um ambiente mais aconchegante e com menos regras de etiqueta.

As entradas da casa merecem uma atenção especial, muitas são diferentes e surpreendem de um jeito bom, tendo queijo brie ao forno com nozes e redução de laranja, por exemplo.

Conclusão

Florianópolis, com toda a certeza é um local com uma beleza impressionante, possuindo águas cristalinas e areias brancas, que torna o destino imperdível para quem deseja descansar e pegar um bronze.

Sem dúvida, você vai amar conhecer a capital catarinense, aproveitar as delícias dessa rica culinária e se divertir muito nas programações noturnas.

Quer um pouco mais sol e essa vibe praiana? Então, acho que você vai gostar de conhecer Balneário Camboriú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

71  +    =  81