Categorias
Gramado Rio Grande do Sul

Gramado: Guia dos melhores passeios da cidade

Não é de se surpreender que Gramado tenha sido eleita o destino favorito dos turistas no Brasil em 2019. 

Afinal, a cidade parece ser um cenário de filme com a sua natureza exuberante e uma arquitetura marcada pela mistura de culturas europeias.

Gramado, mesmo pequena em extensão, tem mais de 30 atrativos para você visitar, então, se você está planejando ir para a cidade é melhor se organizar.

Por isso, trouxemos um guia com os melhores passeios para realizar em Gramado.

O que fazer em Gramado

Conhecida também como “um pedacinho da Europa”, a cidade reúne toda a beleza da natureza brasileira com a arquitetura e o design descendente sua colonização europeia.

Desse modo, todo canto de Gramado é praticamente um ponto turístico e são mais de 30 atrativos únicos e inesquecíveis no local.

Trouxemos 12 pontos turísticos que você não deve deixar de conhecer em Gramado:

#1 Mini mundo 

Você pode até não ser mais criança, mas com toda certeza se encantará com o Mini Mundo.

Como o nome já diz, é uma espécie de mundo em miniatura, com réplicas de construções e cenários do dia a dia, porém em um tamanho 24x menor.

Mini mundo em Gramado no Rio Grande do Sul

Um pai e um avô tiveram lá atrás a ideia de presentear as duas crianças da família, criando um projeto com réplicas fiéis de construções de várias partes do mundo que juntos formaram uma cidade com habitantes e tudo. 

Com o tempo, virou um parque ao ar livre, aberto ao público e logo passou a ser um presente para a cidade toda!

O realismo das construções é impressionante, pois tudo rico em detalhes e além disso, há ainda lugares para comer, lojas temáticas e espaço infantil.

#2 Lago Negro 

Não se assuste com o nome, na verdade, o lago é verde e é bem calminho. 

O lugar foi construído artificialmente depois de um triste incêndio que acabou com a vegetação local e fez os moradores abrirem um buraco no chão para tentar conter o fogo.

Lago Negro, Gramado, RS

Mais tarde esse buraco se transformou em um lago construído por Leopoldo Rosenfeldt que também trouxe árvores da Floresta Negra da Alemanha, reflorestou o local e por isso o nome!

A vegetação é repleta de azaleias e hortênsias refletidas nas águas calmas do local e às margens do lago, é possível alugar um pedalinho e comer no restaurante próximo. 

#3 Rua Coberta 

@gramado

Localizada no coração da cidade, a Rua Coberta é outro local indispensável em seu roteiro.

Recebe esse nome por causa de sua cobertura translúcida e além de abrigar os turistas na chuva, conta também com feiras, lojas e vários restaurantes.

Nesse local, ainda atrai muitos turistas no Natal Luz e no ano novo com o intuito de ver as apresentações que acontecem no lugar. 

Tem um papel importante também no Festival de Cinema, quando estendem um tapete vermelho da Rua Vermelha até a entrada do Palácio dos Festivais.

#4 Le Jardin Parque de Lavanda

Imagine só o cheiro e a beleza de um local repleto de flores de lavanda?!

Por isso, você não pode deixar de conferir o Le Jardin Parque de Lavanda inspirado nos campos de lavanda na Provence, na França.

Le Jardin Parque de Lavanda em Gramado
@le.jardin.lavandas

São várias espécies de Lavanda no Brasil, 3,5 hectares de jardim para você explorar e não paga nada para visitar para poder admirar o local, apenas se quiser tomar um chá ou comprar algum cosmético feito à base da planta. 

#5 Snowland

Não fique triste se quando você for para Gramado não estiver nevando, pois há um local na cidade que neva o ano TODO!

É um dos maiores atrativos do município e é possível fazer todas as atividades realizadas na neve: esqui, patinação, andar de snowboard, snow kart, esquibunda.

Snowland em Gramado

Além disso, há ainda a montanha de neve com 15 metros de altura onde é possível descer em colchões infláveis e também é a área mais gelada do parque com temperaturas até negativas!

Fora isso, o lugar ainda conta com uma excelente infraestrutura com lojas e lanchonetes. 

O preço do ingresso é um pouco salgado, mas não ache que isso impeça o local de ficar lotado na alta estação, até porque vale muito a pena a experiência diferente. 

#6 Gramado Zoo

Outro local que você não pode deixar de ir para apreciar ainda mais a natureza da cidade é o Gramado Zoo, um zoológico diferente dos outros do Brasil, pois conta com cerca de 1500 animais somente da fauna brasileira.

Além disso, se diferencia também por causa de como o habitat dos bichos é replicado e pela liberdade que há em alguns ambientes de animais circularem e voarem livremente. 

Gramado Zoo em Gramado

As grades e viveiros foram substituídas por paredes de vidro no Gramado Zoo, alguns animais foram pegos de situações de risco e outros são usados em estudos de manutenção da espécie.

Fora isso, o local ainda é muito educativo e procura ensinar a respeito dos animais.

#7 Igreja Matriz de São Pedro

@gramado

Aproveitando a sua visita a Rua Coberta, você já pode visitar essa Igreja que fica pertinho dela no centro da cidade. 

Não é a toa que seja um dos pontos turísticos da cidade, a Paróquia São Pedro tem uma arquitetura linda com uma torre de 46 metros de altura e a maior parte de seu revestimento composto por pedras. 

Por dentro, você consegue admirar os vitrais sacros de seu altar com passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo e por fora há monumentos que homenageiam outras figuras religiosas.

Se você for durante a noite e principalmente no Natal Luz verá um espetáculo de iluminação especial.

#8 Casa do Colono

Lembra que Gramado tem influência da cultura alemã? Então, na Casa do Colono você conhece mais sobre essa cultura e também experimenta pão doce ou salgado fresco e delicioso. 

O local ainda conta com artesanatos e outros produtos típicos da Itália como cucas, queijo, salame, geleias e frutas.

Aliás, como a Casa do Colono fica bem na Praça das Etnias onde foram reproduzidas casas das três culturas europeias que colonizaram o Gramado (alemã, italiana e portuguesa) não deixe de dar uma passadas nas outras casas. 

#9 Fonte do Amor Eterno 

Você com toda certeza já deve ter visto em um filme alguma cena onde os casais colocam cadeados e jogam a chave fora na água.

Então, na Fonte do Amor Eterno você pode fazer isso com o seu amor! 

Fonte do Amor Eterno em Gramado

É tradição no local os casais colocarem cadeados com seus nomes e declarações escritas ao redor da fonte e jogarem a chave fora dentro da água a fim de preservarem o amor para sempre. 

#10 Vinícola Ravanello

Logo após visitar Snowland, aproveite para já ir se esquentar tomando um bom vinho na Vinícola Ravanello.

A vinícola familiar que produz vinhos finos tintos, brancos e espumantes tem o seu foco na qualidade da bebida ao invés da quantidade produzida e por isso, produz apenas 70 mil litros por ano.

É por causa disso também que atualmente já é considerada produtora de um dos melhores vinhos da região sul. 

Antes de tudo, logo na entrada você poderá observar uma linda arquitetura e parreirais transportados da Itália para o Brasil. 

Em seguida, ao entrar no local você poderá conhecer um pouco de sua história e saber detalhes da fabricação dos vinhos enquanto faz a degustação da bebida.

Por fim, você pode levar para casa um dos rótulos produzidos na casa na lojinha deles!

#11 Museu de Cera Dreamland

Se você gosta de cinema, então, não deixe de ir tirar uma foto com seu astro favorito no Museu de Cera.

É o primeiro museu de cera da América Latina e conta com esculturas de cera que imitam mais de 60 astros do cinema, como Shrek, Harry Potter e o Capitão Jack Sparrow.

Além disso, há ainda figuras musicais como Madonna, Elvis Presley e Michael Jackson e políticas como o Barack Obama.

#12 A mina 

Outra experiência interessante para se ter em Gramado é conhecer as mais de explorar e descobrir mais de 150 pedras preciosas na mina.

No local, há diversas pedras como ametista, citrino, ágata e quartzo cravejadas em galerias de mais de 80 metros e além disso, ainda um museu com uma coleção de mais de 800 tipos de pedras preciosas do Brasil e do mundo inteiro que levou mais de 30 anos para ser feita. 

Você ainda pode comprar alguma joia feita dessas pedras raras ou então alguma pedra ou produto para colocar em sua casa. 

Como ir para Gramado

Gramado fica localizada no Rio Grande do Sul e mesmo que não possua aeroporto, é muito simples de chegar no local.

Confira as 3 formas de chegar na cidade:

#1 Avião 

Para quem mora mais distante do local, avião é a melhor opção por ser mais rápido e confortável, mas como falamos a cidade não possui aeroporto.

Portanto, será necessário que você pegue um vôo para uma cidade próxima e depois pegue ônibus, táxi ou alugue um carro. 

O aeroporto mais recomendado é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a cerca de 115 km de Gramado.

Por mais que fique mais distante da cidade que o Aeroporto de Duque de Caxias (a cerca de 70 km de Gramado), ele tem mais voos baratos e saindo dele há ainda locadoras de carros, ônibus e serviços de transfer que te levam para onde quiser. 

#2 Ônibus

Localizada no centro da cidade, a Rodoviária Municipal de Gramado não é apenas uma estação de ônibus, a arquitetura faz com que o local seja quase um ponto turístico. 

Viajar de ônibus para Gramado

Além disso, recebe ônibus de Porto Alegre, Caxias do Sul, São Paulo, Curitiba e Santa Catarina e outras cidades.

Vale ressaltar que se for em alta estação, você precisa garantir sua passagem com antecedência não só do avião como do ônibus também. 

#3 Carro 

Existem diferentes rotas para chegar na cidade de carro, só depende de onde você estiver indo e além disso, ir de carro pode ser mais prático ainda mais para se locomover dentro da cidade.

Ah! Sem falar na belíssima paisagem que você pode observar no caminho!

Confira abaixo as distâncias entre algumas cidades do Brasil e Gramado de carro:

CidadeDistânciaTempo
Porto Alegre103,5 km1 h 52 min
Florianópolis449,0 km5 h 39 min
São Paulo 1.122,2 km14 h 25 min
Curitiba728,0 km9 h 13 min
Rio de Janeiro1.555,5 km19 h 51 min

Quando ir para Gramado

A cidade é linda o ano inteiro, mas há alguns eventos que movimentam bastante o local e que você com toda certeza se apaixonaria.

Em dezembro, ocorre o famoso Natal Luz em Gramado que atrai gente do país todo para assistir o maior espetáculo de Natal do Brasil.

Natal Luz de Gramado

A cidade fica toda em clima natalino e cheia de eventos culturais como o Nativitaten, o Grande Desfile de Natal, Fantástica Fábrica de Natal e Natalis.

Porém, não ache que a possibilidade de conseguir ingresso para esses espetáculos em cima da hora é grande, pois esgota bem rápido. 

Gosta de cinema? Então, você precisa ir em agosto nesta cidade!

Neste mês, ocorre o Festival de Cinema de Gramado que é a cerimônia cinematográfica mais importante do Brasil onde filmes do continente todo concorrem em suas categorias e os turistas podem conferir várias estreias exclusivas.

Agora, se você curte o friozinho, julho é o melhor período para ir, pois é inverno e as temperaturas ficam próximas ou abaixo de zero e pode até NEVAR!

Se você não puder ir em nenhuma dessas épocas, não fique triste, porque a cidade é linda em todas épocas e como é projetada para o turismo, há atrações o ano inteiro para você conferir. 

Ah! Caso queira economizar, a melhor época para ir para Gramado é em setembro, já que como é baixa estação, fica tudo mais barato na cidade e além disso, o tempo fica mais ameno e o local fica lindo na primavera. 

Onde comer em Gramado

Gramado não só é um paraíso por de causa de sua arquitetura europeia e natureza exuberante, como também pela sua culinária. 

Os restaurantes do local possuem uma herança gastronômica dos imigrantes italianos e alemães, mas também não decepcionam na culinária brasileira e gaúcha. 

Veja a lista de alguma as comidas típicas de Gramado que você não pode deixar de experimentar: 

  • Fondue 
  • Cuca
  • Galeto 
  • Apfelstrudel 
  • Sopa de Capeletti
  • Churrasco 

Confira agora os melhores lugares em Gramado para comer essas delícias: 

#1 Vue de la Vallée

Proporcionando um lugar romântico e aconchegante, atendimento único e um cardápio composto das melhores delícias internacionais desde 1995, o Vue de la Vallée é um dos restaurantes mais prestigiados de Gramado. 

Sua especialidade é um delicioso fondue a base de queijo uruguaio, mas à la carte há pratos franceses, suíços e outros lugares do mundo. 

Além disso, ainda há mais de 300 alternativas de vinhos e tudo é bem servido.

#2 Trattoria Boniatto

Gramado tem tanta influência italiana, então, por que não experimentar um pouco dessa culinária no Trattoria Boniatto? 

Restaurante simples, mas muito aconchegante e que oferece o melhor da gastronomia italiana com diversos tipos de massas e opções veganas/vegetarianas. 

Além de um atendimento excelente no local, o local ainda tem um serviço via delivery muito bem elogiado caso esteja com preguiça de sair para comer. 

#3 Amis Restaurant

Outro restaurante que mistura as gastronomias internacionais no cardápio é o Amis Restaurant.

Nele, você vai se sentir como se estivesse em um bistrô francês com a sua decoração elegante e charmosa.

É muito elogiado principalmente pelo seu cardápio que não é muito grande, mas com todas as opções de dar água na boca só de olhar. 

O atendimento também é bem falado e às vezes é realizado pelo próprio dono do local inclusive!

#4 Hector Pizzaria Temática

Achou que só veria a cultura europeia nos restaurantes? A Hector Pizzaria Temática foi toda inspirada nos parques Disney e já é praticamente um ponto turístico de Gramado!

Na entrada do local, são apresentados os personagens da pizzaria que fazem parte de uma escola de magia e os elementos do local lembram muito a história do Harry Potter. 

Você, o cliente, é chamado de aprendiz dentro do lugar e é difícil saber onde sentar em meio a 3 salões com cenários fascinantes. 

Com tanta distração no local, é provável que você esqueça até da pizza quando estiver admirando toda decoração do lugar, mas quando você menos esperar a pizza chegou já que a pizzaria funciona em esquema de rodízio.

Além de todos atrativos do lugar, ainda há um espaço kids, vários tipos de vinhos para acompanhar a sua pizza e também uma lojinha onde você pode levar para casa os personagens de pelúcia da pizzaria. 

#5 Restaurante Famiglia Guimarães

Se você gostou da comida italiana do Trattoria Boniatto, então, vai gostar desse restaurante italiano também. 

Você poderá identificar a influência da Itália não só no cardápio com diversos tipos de pratos italianos como também na decoração extravagante com as cores da bandeira do país. 

Os pratos são todos servidos com muita fartura e por profissionais que prestam um atendimento incrível ao cliente. 

#6 La Table D´Or Mediterranée

Agora, se você gostou um pouco mais da culinária francesa do Vue de la Vallée, não deixe de experimentar a comida do La Table D´Or Mediterranée também. 

O restaurante é extremamente colocou a elegância da França não só em todos os cantos de sua decoração como também em todos os pratos que são servidos. 

A arrumação do prato é quase uma obra de arte, o sabor de todas as comidas é impecável e além disso, o atendimento faz jus a toda sofisticação do lugar. 

#7 Restaurante Höppner

Agora, chegou a vez de experimentar um pouco da culinária alemã e o Restaurante Höppner é um dos melhores locais de Gramado para fazer isso. 

O ambiente foi todo bem decorado e climatizado para te dar a melhor experiência com essa gastronomia.

Todos os pratos do cardápio são feitos por chefs especialistas na comida alemã, além de serem bem servidos e apresentados 

Ademais, o local ainda é bem conhecido pela sua recepção ao cliente excelente e bom custo benefício. 

O que fazer a noite em Gramado

Depois de tantos atrativos durante o dia, a noite há sim alguns lugares onde você pode ir com seus amigos se divertir ainda mais. 

Mas, a cidade gaúcha não é muito agitada com grandes baladas e shows, então, já saiba que as opções do que fazer a noite são mais tranquilas. 

Ainda assim, trouxemos 3 opções do que fazer em Gramado a noite!

#1 Bill Bar

Conhecido por ter um dos melhores Happy Hour da região, o Bill Bar oferece música ao vivo toda semana para você dançar bastante e curtir uma boa música.

É uma das alternativas mais animadas de Gramado e ainda tem um bar para poder tomar uma boa cerveja e uma sinuca para jogar com os amigos. 

#2 Level Up

Bateu saudades de uma baladinha? Então, visite a Level Up!

É uma casa de shows bem animada de Gramado que tem música boa, ambiente agradável e o local possui três espaços: pista, lounge e um lindo bar.

Não fica muito lotada, pois como falamos agitação não é exatamente o ponto forte de Gramado, mas dá para aproveitar e se divertir bastante no local!

#3 TORO Gramado

Se você quiser um bom lugar para jogar conversa fora com os amigos e ainda comer alguns petiscos deliciosos, não deixe de visitar o TORO Gramado.

É um pub com restaurante cheio de opções de caipirinhas, coquetéis e cervejas artesanais para aproveitar no local e ainda tira gostos deliciosos!

Conclusão

O Brasil é único porque cada canto do país teve a influência de culturas do mundo inteiro e Gramado não poderia ser diferente.

A maior parte das arquiteturas e construções tiveram um toque europeu, porém a natureza exuberante não tem jeito, só poderia ser a do nosso Brasil mesmo.

Gostou? Então, acho que você pode gostar de conhecer Urupema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  +  40  =  50