Categorias
Estado de São Paulo Ubatuba

Ubatuba: Guia das Melhores Praias e Passeios

Se você gosta de viajar e conhecer lugares novos, saiba que nem sempre você precisa ir muito longe para fazer isso e se você já está pensando no próximo feriado, que tal incluir Ubatuba na lista de opções?

Ubatuba está localizada no litoral norte de São Paulo, a região possui praias para todos os gostos, podendo ser uma viagem entre amigos, família ou mesmo romântica entre casal.

O ideal é reservar pelo menos dois dias para explorar Ubatuba, mas se você tiver mais dias disponíveis, melhor ainda, coisas para fazer não faltam por aqui.

Em nosso artigo de hoje você vai ter dicas de praias, passeios e muito mais, tudo para fazer seus dias por aqui ainda melhores. Confira.

Como chegar em Ubatuba?

Há três opções para chegar até Ubatuba, sendo: carro, ônibus ou através de transfer. A melhor opção depende de vários fatores.

Porém, seja qual for a opção escolhida, é importante ressaltar que em feriados prolongados é muito comum que a estrada para Ubatuba fique congestionada.

Se você deseja fazer uma viagem mais tranquila, o ideal é fugir de datas como ano novo, carnaval e afins.

Como chegar de carro

A melhor opção para chegar até Ubatuba, com certeza é indo de carro até o local, isso vai te ajudar a se locomover também entre uma praia e outra.

A estrada para a praia de Ubatuba é a BR – 101, também chamada de Rio – Santos.

De São Paulo até Ubatuba, são 229 km. Já entre Rio de Janeiro e Ubatuba, essa distância é de 396 km.

Em ambos trajetos o motorista precisa contar com os pedágios e deve tomar cuidado com radares de velocidade.

É possível fazer o trajeto de uber, porém, o valor não é dos mais atrativos, pode valer a pena em um grupo de amigos, por exemplo.

Como chegar de ônibus

O trajeto de ônibus para Ubatuba também é muito tranquilo e de fácil acesso, podendo ser uma opção para quem não dirige ou não deseja ir de carro até a praia.

Quem mora em São Paulo consegue pegar o ônibus para Ubatuba na Rodoviária do Tiête, totalizando 4h50 de viagem.

Em cidades de São Paulo como Taubaté e Pindamonhangaba, também é possível pegar ônibus até Ubatuba.

Para quem sai do Rio de Janeiro também há opções de ônibus, a partir da rodoviária Novo Rio, o tempo total de viagem é de 5h30.

Ainda no Rio de Janeiro, os moradores de Paraty conseguem ônibus até Ubatuba, com duração total de 1h20.

Como chegar de transfer

Para quem não consegue ir para Ubatuba de carro, mas ainda sim, quer maior comodidade do que ir de ônibus, é possível contratar o serviço de transfer.

Há pontos de partidas em São Paulo como o Aeroporto Internacional de Guarulhos e o Aeroporto de Congonhas, mas é possível negociar saídas de outro local.

Há empresas onde você pode solicitar orçamentos e verificar a disponibilidade de datas para esse serviço, entre eles:

– Fox Turismo;

– Sun Transfers.

O que fazer em Ubatuba

Apesar do grande atrativo da cidade ser praia e mar, Ubatuba oferece diversas opções para todos os gostos.

Como por exemplo, as cachoeiras, passeio ideal para quem deseja ter mais contato com a natureza. Há também opções de ilhas no local, trilhas, além das opções gastronômicas.

Tudo isso você vai conferir nos próximos tópicos.

#1 Praia da Almada

A praia da Almada é uma opção que agrada bastante os turistas que estão indo para Ubatuba, é uma praia muito bonita e se destaca pela vegetação e pelas árvores centenárias.

É uma praia para crianças e família e possui uma ótima estrutura para o turismo, contando com bares, pousadas, quiosques e até restaurantes por perto.

#2 Praia Vermelha do Norte

Essa praia é ideal para os surfistas, portanto, se você está procurando uma praia para praticar o esporte, com certeza deve colocar a Praia Vermelha do Norte em seu roteiro.

A beleza da praia também chama atenção, principalmente pelo tom avermelhado da areia (por isso o nome).

Porém, não há nenhum tipo de hospedagem ou alojamento local, mas há bares e quiosques para realizar refeições ou tomar algo no final da tarde.

#3 Praia das Toninhas

Essa é uma das praias mais famosas de Ubatuba e consequentemente, é a praia mais lotada em feriados prolongados.

A praia atrai diversas pessoas por vários motivos, o primeiro é a localização, é uma praia de fácil acesso. Além disso, tem uma estrutura muito boa, desde casas para alugar, até hotéis, quiosques, restaurantes e bares.

Outro motivo que faz essa praia ser famosa é muito procurada, é que ela junta o melhor dos dois mundos, conseguindo ser uma praia mais família e possibilitando a prática do surf.

#4 Praia do Félix

A praia do Félix não poderia ficar de fora dessa lista, é uma praia com faixa de areia extensa e também muito bonita.

Mas o que chama atenção mesmo do local é que há partes com águas bem tranquilas, que realmente parecem piscina, ideal para famílias com crianças.

Há também algumas partes com ondas mais fortes, do lado esquerdo, ideal para quem está indo até Ubatuba surfar.

A praia conta com uma boa infraestrutura, tanto para comer / beber, quanto para hospedagem e por ser de fácil acesso, também está frequentemente lotada.

Quais as praias mais bonitas de Ubatuba?

Todas as praias que citamos acima são bonitas e valem a visita, porém, Ubatuba é um local cheio de praias e algumas delas se destacam por sua beleza.

Se você quer praias paradisíacas e extremamente fotogênicas, deve colocar em seu roteiro as seguintes praias:

#1 Praia do Prumirim

A praia do Prumirim é considerada uma das mais bonitas de Ubatuba e o ponto que chama atenção de diversos turistas, é que o mar parece uma piscina.

A praia também é indicada para quem deseja praticar mergulho ou fazer passeios de escuna. Os surfistas podem aproveitar alguns pontos específicos.

A praia conta com um mar bem azul e com areias amareladas e grossas.

#2 Praia do Português

A praia do Português é um ponto simplesmente imperdível em Ubatuba, assim que chegar até a praia você vai perceber porque ela está na lista das mais bonitas.

Pode – se dizer que é algo mais paradisíaco. É uma praia menor, com água transparente e uma vista única.

Porém, seu acesso é um pouco difícil para pessoas que estão viajando com crianças ou mesmo com idosos, é preciso fazer uma trilha para chegar ao local.

Outro ponto de atenção é que por ser mais restrita, não conta com infraestrutura, como bares, restaurantes ou quiosques.

#3 Praia de Picinguaba

Aqui temos uma praia de água mais verde, com ondas calmas e cristalinas, ideal para quem está viajando com crianças.

A vista da praia também é muito bonita e conta com toda infraestrutura para lanchar ou beber algo enquanto aproveita o dia.

Essa praia é famosa por fazer conexão com a Ilha das Couves, um passeio imperdível que vamos detalhar mais a frente.

#4 Praia da fazenda

A praia da fazenda já foi cenário para gravação de diversos filmes nacionais e internacionais, só por essa informação você já consegue imaginar tamanha beleza, né?

A faixa de areia é extensa, o mar é mais calmo e também de cor cristalina. Toda a paisagem que envolve essa praia é realmente de tirar o fôlego.

A praia se encontra em um local de preservação e por esse motivo não há infraestrutura turística por perto.

Quais as melhores praias para passar com a família?

Já citamos algumas praias com mar calmo e de fácil acesso para quem está viajando com crianças ou idosos, mas ainda sim, separamos mais algumas opções para quem vai viajar nesse formato.

#1 Praia de Santa Rita

A Praia de Santa Rita possui mar calmo e também não é um local com muitos turistas, ainda está sendo descoberta.

É uma praia menor e por isso não conta com quiosques ou qualquer infraestrutura de alimentação, por isso as famílias devem preparar em casa para levar.

É uma praia extremamente bonita, temos certeza que toda família vai aprovar.

#2 Praia do Lázaro

A praia do Lázaro conta com um ambiente bem familiar, o lado negativo é que fica lotada em dias de alta temporada.

O mar é calmo e muitas pessoas gostam de ir até essa praia para praticar stand up paddle.

Lembrando que há toda infraestrutura, com mesas e até guarda – sol. É uma praia bem completa.

#3 Praia da Enseada

Por fim, a praia da Enseada também pode entrar no roteiro das famílias que estão indo curtir férias ou dias de descanso em Ubatuba.

A praia possui uma grande faixa de areia e o mar quase não tem ondas, por isso é recomendado para crianças.

É uma praia bem movimentada, principalmente na alta temporada, o lado positivo é a grande estrutura, com banheiros, quiosques, restaurantes e por perto.

O passeio para a Ilha Anchieta também pode ser feito através da Praia da Enseada.

Passeios em Ubatuba

O local conta com diversos passeios, vamos colocar opções para casais, famílias, amigos e até mesmo para quem vai curtir uns dias de praia sozinho.

#1 Ilha das Couves

A ilha das Couves é um dos locais com mais procura, quando o assunto são os passeios em Ubatuba e não é pra menos, realmente é o local perfeito para quem deseja ter um maior contato com a natureza.

É preciso local lanchas ou escunas para chegar o local, outra opção é comprar passeios previamente agendados para o local.

Na ilha das Couves é possível fazer mergulho, snorkel e trilhas.

#2 Ilha Anchieta

Existem diversos passeios para a Ilha Anchieta, mas é preciso saber quais praias deseja visitar, já que o local conta com sete praias, além das trilhas ecológicas e trilhas subaquáticas.

Todas as praias permitem que os turistas curtam em família ou amigos, além disso, são equipadas com banheiros, churrasqueiras, parquinhos e até mesmo um pequeno museu contando a história local.

A dica para quem possui tempo disponível e tem um espírito aventureiro, é optar pela trilha de 2200 metros até a Praia do Sul, considerada uma das mais bonitas da Ilha Anchieta.

Lembrando que essa trilha pode ser feita somente com guia.

#3 Ilha do Prumirim

Em Ubatuba o que não faltam são ilhas e mais uma dica para quem tem tempo e deseja explorar o local, é a linha do Prumirim.

O turista vai encontrar uma ilha preservada, com areia branca e águas cristalinas, não perdendo em nada para a famosa Ilha das Couves, já mencionada.

A grande vantagem da Ilha do Prumirim é que menos turistas vão até o local, permitindo maior tranquilidade para quem deseja. O motivo de ser menos frequentada, é a falta de estrutura.

A dica para quem for até essa ilha é ir preparado com lanches, bebidas e afins.

A maneira mais comum de chegar até essa ilha é de barco e não é preciso agendar nada previamente. Outra forma de chegar até o local é fazendo a travessia com pranchas de SUPA.

#4 Trilha do Pico do Corcovado

Existem viajantes que curtem trilhas e escolhem propositalmente destinos onde passam desfrutar desse tipo de passeio, em Ubatuba, uma das trilhas mais famosas é a Pico do Corcovado.

Esse pico tem 1.160 metros de altura, é misterioso, imponente e se sobressai na paisagem do munícipio da Ubatuba. Há duas trilhas por dentro da mata, uma mais longa e mais tranquila e outra mais curta e com maior dificuldade.

É uma trilha que exige preparação e por isso não é recomendada para todas as idades, estima – se que pode demorar até 5 horas para chegar ao alto do pico.

A volta costuma ser mais tranquila, demorando cerca de 2 horas. Ou seja, é preciso reservar um dia inteiro para fazer esse passeio.

O ideal é optar pela trilha durante o outono e inverno, pela menor probabilidade de chuva.

Diferente de algumas trilhas em Ubatuba, não é preciso guia obrigatório.

#4 Aquário de Ubatuba

Famílias que estão fazendo turismo com crianças não podem deixar de ir ao Aquário de Ubatuba. Atualmente o local conta com mais de 130 espécies marinhas e com mais de 700 animais.

Esse aquário foi o primeiro do país com o tanque a toque, estimulando a interação entre os visitantes e os animais marinhos, os pequenos vão se encantar.

O passeio também é uma ótima opção para os dias de chuva.

#5 Projeto Tamar

O projeto Tamar está na lista dos passeios imperdíveis que todo turista deveria fazer, com cerca de cinco espécies de tartarugas marinhas protegidas de extinção.

É um passeio para todas as idades.

O que fazer na noite de Ubatuba?

A noite de Ubatuba não deixa a desejar para quem está indo até a cidade a procura de badalação.

Conheça algumas indicações que podem deixar sua estadia ainda melhor.

– Anchieta Café: A primeira dica é sobre o Anchieta Café, local que tem ficado cada vez mais famoso na região, o local serve comidas como sushi e conforme a noite vai caindo vira um ambiente mais badalado;

– Blues on The Rocks: O local fica perto do aquário de Ubatuba e também oferece uma programação diferenciada, principalmente para quem é fã de Rock e Blues, vale a pena conhecer de perto;

– 180 Ubatuba Club: Aqui temos uma opção de balada, com diversos estilos de música pela noite a fora e que costuma atrair jovens de toda região;

– Sullivan Bar e Cervejaria: O Sullivan Bar e cervejaria é uma opção altamente recomendada, principalmente para os fãs de cerveja, já que o local conta com mais de 120 rótulos;

– Morro da Prainha: Com uma vista para o mar, o Morro da Prainha costuma receber shows de bandas, duplas sertanejas ou DJs famosos, o local tem uma programação ainda mais reforçada durante a alta temporada da cidade;

– Pé na Jaca: O Pé na Jaca é a opção ideal para quem curte um barzinho com música ao vivo, o que chama atenção do local é sua vista panorâmica e as opções culinárias, além de diversos drinks elaborados;

– HOU Beach Club Ubatuba: O Beach Club com a possibilidade de curtir um som com pé na areia, vem ganhando cada vez mais popularidade na região, principalmente em altas temporadas. O local conta com vista, bebidas e até mesmo opções culinárias. O que chama atenção é a possibilidade de ver o nascer do sol enquanto se diverte.

Onde ficar em Ubatuba?

Saber onde ficar em Ubatuba também é essencial para o melhor aproveitamento da sua viagem.

#1 Suítes Prime

A primeira dica é um alojamento com a capacidade de até 4 hóspedes. A localização é considerada excelente, por estar há cerca de 2 minutos a pé da praia de Itamambuca.

A acomodação também fica próxima do centro da cidade para quem está de carro.

É possível desfrutar da piscina e do estacionamento gratuito no local, o café da manhã também está incluso na tarifa.

#2 Pousada Villa Di Rimini

Essa pousada é muito bem avaliada em sites como o Booking.com, a localização é excelente, no centro de Ubatuba, onde diversas praias são de fácil acesso.

Um diferencial, além da piscina que pode ser aproveitada durante toda a estadia, é a possibilidade de marcar uma massagem na recepção.

Os quartos são bem equipados e alguns possuem vista. O estacionamento está incluso na tarifa, assim como o café da manhã.

#3 Hotel Porto di Mare

Esse hotel está localizado na famosa praia ‘’Enseada’’ e oferece serviços de praia, como por exemplo, guarda sol e espreguiçadeira.

Durante o tempo livre no hotel, o hóspede pode aproveitar a piscina, o salão de jogos e um bar, sem contar o serviço de massagem que pode ser agendado previamente e pago a parte.

Os quartos são aconchegantes e oferecem vista para o mar e para a montanha, além disso, o café da manhã está na tarifa e o hotel conta com um restaurante para as demais refeições.

O restaurante do hotel é especializado em culinária italiana, mais uma comodidade para quem deseja se hospedar em um local completo.

#4 Itamambuca Eco Resort

Para quem deseja algo ainda mais completo, existe a opção de um eco resort de 5 estrelas, que fica na praia de Itamambuca mais com fácil acesso a outras praias citadas no artigo.

O resort conta com piscina, academia e spa, promove também atividades como andar de bicicleta pela praia, jogar tênis e até realizar trilhas.

É ideal para quem deseja um quarto mais espaçoso, já que as acomodações contam com sala de estar e terraço.

Para finalizar, o Restaurante Taioba fica dentro do resort, servindo pratos locais e internacionais, além de música ao vivo aos finais de semana.

É um local extremamente completo, principalmente para os turistas que procuram conforto durante as férias em família.

#4 Hotel Solar das Águas Cantantes

Por fim, a indicação para quem deseja ficar perto da praia do Lázaro é o hotel Solar das Águas Cantantes, bem conhecido em toda região.

O local conta com piscina, restaurante, salão de jogos e até mesmo uma loja de artesanato para presentear quem você ama ou materializar lembranças dessa viagem.

Embora os quartos sejam simples, são confortáveis e extremamente limpos. o hotel ainda fica perto de diversas outras praias e não se encontra tão distante do centro de Ubatuba.

Lembrando que os valores de cada estadia dependem da época desejada e até mesmo de outras variáveis, como o dia da semana, por isso recomendamos pesquisar sobre preços simulando a data que deseja.

Conclusão

Ubatuba sem dúvidas é um local com diversas opções de praias, passeios, vida noturna e hospedagens, como mencionado no começo do nosso artigo, é a viagem ideal para todos os estilos de viajantes, dos mais calmos aos mais badalados.

Realmente o Brasil tem opções e destinos incríveis, você já conferiu o nosso artigo dando dicas sobre o Rio de Janeiro? Clique aqui e tenha dicas exclusivas da cidade maravilhosa.

A agitação acontece mais no centro de Ubatuba, ideal para solteiros ou para quem vai com esse intuito.

Porém, para quem estiver de carro tudo acaba ficando bem perto. Famílias devem ficar mais perto de praias e seguir dicas de hotéis mais completos, como alguns mencionados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4  +  5  =